Transportes: Melhor rodovia do País completa 28 anos neste sábado

Rodovia dos Bandeirantes recebeu, pela segunda vez, nota máxima em pesquisa da CNT

sáb, 28/10/2006 - 9h40 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 28 de outubro, a Rodovia dos Bandeirantes comemora 28 anos de modernidade. Este ano, a SP 348, que liga São Paulo a Cordeirópolis, foi novamente eleita — a única com nota máxima — a melhor rodovia brasileira pela Pesquisa Rodoviária CNT/2006, realizada pela Confederação Nacional do Transporte.

Com cerca de 160 quilômetros de extensão e responsável por mais da metade do volume diário de tráfego do Sistema Anhangüera-Bandeirantes, a SP 348 é considerada referência em termos de engenharia rodoviária por sua concepção de auto-estrada, por seu traçado de retas e curvas bem projetadas, pelas numerosas pontes e viadutos e pelas extensas áreas em muitos tons de verde.

Receber o título de melhor rodovia brasileira, a partir do levantamento feito pela Confederação Nacional do Transporte é o reconhecimento dos excelentes níveis de conservação, segurança e conforto que a Rodovia dos Bandeirantes oferece aos seus usuários.

Além do reconhecimento do excelente padrão de qualidade do Sistema Anhangüera-Bandeirantes, outra importante conquista foi a redução de mais de 55% no número de mortes nas rodovias e queda de 30% nos índices de acidentes, e diminuição em quase 14% nos registros de feridos desde o início da concessão.

Considerada uma das mais modernas rodovias do País, a Rodovia dos Bandeirantes é uma via expressa bloqueada, com acessos controlados, destinada ao tráfego de longa distância e com velocidade fixada em 120 km/h.

Juntamente com a Via Anhangüera, a Rodovia dos Bandeirantes compõe um sistema rodoviário integrado, que representa um importante vetor de desenvolvimento dos municípios que estão em sua área de influência, além de um significativo corredor para escoar a produção de uma das regiões economicamente mais ativas do Estado.

Histórico

O nome não foi escolhido por acaso: a palavra “bandeirantes” traduz a essência dos primeiros desbravadores paulistas, que saíram em direção ao interior do País em busca de riquezas. Os bandeirantes foram, em grande parte, os responsáveis pela expansão das fronteiras brasileiras. Foi justamente com o objetivo de expandir fronteiras que, em 28 de outubro de 1978, o presidente Geisel inaugurou a Rodovia dos Bandeirantes (SP 348), uma estrada moderna, construída com técnicas inovadoras e projetada para abrigar o tráfego estimado até o ano 2000, acabou tornando-se uma das principais vias de São Paulo, responsável pelo transporte de grande parte de produtos acabados e matérias-primas movimentadas no Estado.

 

Prolongamento

Depois do Programa Estadual de Concessões que, em maio de 1998, transferiu a administração do Sistema Anhangüera-Bandeirantes para a AutoBAn, muitas obras de recuperação e ampliação foram realizadas para garantir a segurança dos cerca de 160 mil veículos que chegam a trafegar diariamente pela rodovia.

De 1999 a 2001, a AutoBAn ampliou a Rodovia dos Bandeirantes em setenta e oito quilômetros, de Campinas a Cordeirópolis.

Quarta faixa

No mês passado (setembro/2006), a AutoBAn terminou a implantação da quarta faixa de tráfego nas pistas Norte e Sul, de São Paulo a Jundiaí, do km 14,7 ao 47,3. A faixa adicional permite melhor fluidez do tráfego em uma das regiões de maior volume de veículos do Sistema Anhangüera-Bandeirantes. A obra durou pouco mais de dois anos e foram investidos R$ 62,8 milhões.

Da Secretaria dos Transportes

M.S