Transportes: Mais 11 prefeituras da Região Metropolitana de São Paulo formalizam parcerias

Comitês são o primeiro passo para a formulação de políticas públicas voltadas para projetos de interesse metropolitano

ter, 15/08/2006 - 21h19 | Do Portal do Governo

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes e os prefeitos de Carapicuíba, Barueri, Cajamar, Caieiras, Francisco Morato, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba, assinam protocolo de intenções criando os comitês de transporte Integrado nesta quarta-feira, 16/8 às 9h.

Além do município de São Paulo, o primeiro a firmar parceria com o governo do Estado para o setor de transporte e trânsito, 5 municípios da Região Metropolitana assinaram o protocolo e outros 3 estão em fase de implantação.Esses comitês são o primeiro passo para a formulação de políticas públicas voltadas para projetos de interesse metropolitano, como a integração dos sistemas de transportes coletivos urbanos existentes nos municípios.

Fazem parte de cada Comitê Diretor de Transporte Integrado, representantes da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e órgãos ligados à área de transporte das prefeituras.

Durante o evento o secretário Jurandir Fernandes e o presidente da EMTU/SP, Joaquim Lopes, apresentarão o estudo “Sistema Viário de Interesse Metropolitano” – SIVIM, que entre outras ações, aponta os caminhos para que os municípios promovam uma futura integração com a rede metropolitana de transportes, além de intervenções concretas para prioridade do transporte coletivo municipal.

Também entregam produtos originados dele, como o Livro SIVIM Edição 2006 e a versão digital do projeto. 

Serviço
Evento: Assinatura de Protocolo de Intenções que cria Comitê de Transporte Integrado e apresentação do projeto Sistema Viário de Interesse Metropolitano – SIVIM
Data – 16/08/06  
Local: Complexo Educacional – Teatro FUCA, Rua José Fernandes Teixeira Zuza, 510 – Vila Cretti – Carapicuíba
Horário: 9 horas
Da Secretaria de Transportes Metropolitanos