Transportes: Investimentos e melhorias previstos até 2010

De 2007 a 2010, o Estado de São Paulo investirá R$ 16,3 bilhões no transporte metropolitano. Entre as ações previstas estão o aumento da rede sobre trilhos com qualidade de […]

qui, 29/11/2007 - 9h09 | Do Portal do Governo

De 2007 a 2010, o Estado de São Paulo investirá R$ 16,3 bilhões no transporte metropolitano. Entre as ações previstas estão o aumento da rede sobre trilhos com qualidade de Metrô, na região metropolitana de São Paulo, de 61,3 quilômetros para mais de 242 quilômetros. E a aquisição de 99 novos trens de última geração, a maioria com ar-condicionado e TV de plasma.

Como resultado, esperam-se elevação de 55% do uso do sistema sobre trilhos e diminuição de 25% no tempo médio de viagem nas três regiões metropolitanas do Estado (São Paulo, Campinas e Baixada Santista). Os novos sistemas de segurança e sinalização permitirão reduzir o intervalo de composições nas estações do Metrô dos atuais 150 metros para 15 metros. E da CPTM, de 450 metros para até 15 metros.

No Metrô, haverá mais 12,8 quilômetros da nova Linha 4 – Amarela e 5 quilômetros na Linha 2 – Verde. Além disso, a Linha 5 – Lilás será ampliada, numa extensão que está sendo definida. Haverá também modernização das linhas 1 – Azul e 3 – Vermelha.

Na CPTM, prevê-se a construção da nova linha Expresso Aeroporto, que ligará, sem paradas intermediárias, a Estação da Luz ao Aeroporto de Cumbica. Os passageiros dos vôos poderão fazer o check in na Estação da Luz. A Linha Esmeralda será ampliada em 8,5 quilômetros até março de 2008. A Linha F passará por completa reestruturação, com 20 novos trens e modernização de todos os demais, construção de quatro novas estações (Penha, USP Leste, Jardim Helena e Jardim Romano) e reforma das estações Comendador Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista.

Para a EMTU, prevê-se a construção de 71 quilômetros de corredores, mais do que o dobro existente hoje. Além disso, haverá a renovação da frota de ônibus e a introdução do ônibus a hidrogênio e etanol, menos poluentes.