Transportes: Ecovias realiza simulado de acidente no túnel da Imigrantes

A atividade integra o Plano de Redução de Acidentes (PRA) da Ecovias

ter, 25/07/2006 - 14h37 | Do Portal do Governo

A Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, realizará nesta quarta-feira, dia 26, às 10h30, um simulado de acidente, no km 51, no interior do segundo túnel da pista de descida da rodovia dos Imigrantes.

A atividade tem como objetivo treinar as equipes operacionais de tráfego e do Centro de Controle Operacional, visando melhorar o atendimento de emergência envolvendo vítimas graves.

Na ocasião, será simulado um acidente entre um veículo de passeio, que trocará de faixa repentinamente e sem a devida sinalização, e uma perua Kombi.

Depois da colisão, ambos os veículos ficarão atravessados na faixa da direita, que será interditada para a realização da atividade. Dentro da perua, haverá uma vítima leve. No carro, duas vítimas graves e uma leve.

O exercício terá início no momento em que a informação do acidente chegar ao Centro de Controle Operacional (CCO) por meio de um equipamento conhecido como DAI (Detecção Automática de Incidentes).

O equipamento emite um sinal sonoro toda vez que algum veículo pára no interior do túnel. Imediatamente, a imagem do veículo é projetada no telão principal do CCO e os operadores podem acionar os recursos necessários.

No trecho de serra da pista de descida da rodovia dos Imigrantes há oito quilômetros em túneis, uma característica que motivou a concessionária a ter equipamentos de segurança adicionais. Além do DAI, a concessionária dispõem de Veículos Leves para Atendimentos Rápidos (VLAR), viaturas específicas para o atendimento de ocorrências no interior dos túneis, que diminuem o tempo da chegada do primeiro socorro ao usuário.

A atividade integra o Plano de Redução de Acidentes (PRA) da Ecovias, responsável por reduzir em 17% o número de mortes no SAI e em 35% o número de mortes por atropelamento, em 2005.

Assessoria de Imprensa / (11) 4358-8630