Transportes: CPTM vai adquirir trilhos para dar continuidade ao programa de recuperação da via perma

Empresa é vinculada à secretaria estadual dos Transportes Metropolitanos

qua, 14/02/2001 - 13h08 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), empresa vinculada à secretaria estadual de Transportes Metropolitanos, irá comprar 16,2 mil toneladas de trilhos da empresa polonesa Huta Katowice, por meio da importadora Comexport Cia. de Comércio Exterior, ambas escolhidas por concorrência internacional. O contrato, no valor de US$ 13,2 milhões, já foi assinado e os trilhos deverão chegar ao Brasil em quatro lotes, a partir do mês de março. A última remessa chegará em março de 2002. A concorrência internacional se fez necessária porque a indústria ferroviária brasileira praticamente não produz mais trilhos.

Os trilhos poloneses, que somarão uma quantidade considerável de material, são uma reposição do estoque da CPTM, que no ano passado trocou 33,4 quilômetros de trilhos dentro do programa de recuperação da via permanente. A quantidade trocada equivaleu a 12% do total de trilhos da empresa, que tem 270 quilômetros de extensão distribuídos por 6 linhas férreas. Os novos trilhos serão usados no prosseguimento do programa de recuperação da via permanente.

Os trilhos que chegarão da Polônia são do tipo TR-57, o mais usado pela CPTM, que também emprega os perfis TR-50 e TR-68. A diferença entre os perfis se refere à capacidade de suporte de carga por eixo. Os trilhos TR-57 virão em barras de 12 metros de comprimento.