Transportes: CPTM faz obras avançarem no período noturno

O objetivo é impedir que alguns trabalhos prejudiquem a operação comercial

seg, 23/07/2001 - 17h25 | Do Portal do Governo

Para acelerar os trabalhos, e ao mesmo tempo não prejudicar as operações ou incomodar os passageiros, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM –, da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, tem executado parte das obras do Projeto Integração Centro no período noturno.

Iniciadas em março, as obras prevêem a interligação das estações Brás, Luz e Barra Funda – que permitirá a conexão direta das malhas da região leste com as da região oeste -, o incremento da rede aérea e a instalação de novos sistemas de telecomunicação e sinalização. Além disso, o projeto inclui a remodelação funcional e a restauração arquitetônica das estações Brás e Luz.

As intervenções da primeira fase de obras são pesadas. No entorno da antiga Estação Ferroviária da Luz, que será ligada por túnel à Estação Luz do Metrô, a vizinha rua Mauá foi parcialmente interditada por tapumes. Os trabalhos têm transcorrido dia e noite, com o uso de escavadeiras e britadeiras. Corredores foram deixados para os pedestres nas calçadas, para que o acesso às duas estações não ficasse prejudicado.

Na Estação Brás, começaram os trabalhos de demolição das antigas lanchonetes e de duas plataformas, que darão lugar às novas áreas operacionais. Outras três plataformas também serão demolidas para a gradual modernização. Uma passarela de estruturas tubulares foi montada, a partir de um dos saguões interditados, para o escoamento do material e tráfego dos operários envolvidos na obra.

A demolição das lanchonetes e das plataformas (com suas respectivas coberturas) resultará em aproximadamente 1.470 metros cúbicos de entulho, a serem removidos por 15 caminhões e amontoados provisoriamente em um terreno ao lado das oficinas da Estação Brás. De lá, vão ser levados para um local definitivo.

A operação de retirada do entulho tem sido realizada depois da operação comercial, das 00h00 às 03h30, sob o monitoramento do Centro de Controle Operacional – CCO – do Brás. O CCO emite as autorizações para que os caminhões façam a travessia das vias. Para facilitar o acesso desses veículos foram construídas passagens em nível nas vias, controladas por uma cancela.

O trabalho de demolição e remoção dos escombros levará cerca de 20 dias. Logo após, serão implantadas as fundações para as obras de remodelação, que aos poucos se estenderão para as 19 plataformas da Estação Brás.

O Projeto Integração Centro custará US$ 95 milhões e o prazo de conclusão é setembro de 2002. Prevê ainda a construção de dois saguões subterrâneos na Estação da Luz, que ficarão ligados ao túnel da rua Mauá, e de acessos subterrâneos para a Pinacoteca do Estado e para a avenida Cásper Líbero. As plataformas serão readequadas, e o conjunto da gare restaurado em termos arquitetônicos. A Estação Brás também sofrerá trabalhos de readequação e restauração.

A via permanente entre as estações Brás, Luz e Barra Funda também passará por uma reforma e serviços de duplicação. O trabalho, inclusive, já foi iniciado, transcorrendo na maior parte no período noturno, para não prejudicar a operação comercial.