Transporte público terá esquema especial no feriado da Páscoa

Antes de sair de casa, confira como funcionarão o Metrô, CPTM e EMTU

qui, 01/04/2010 - 8h24 | Do Portal do Governo

O Metrô, a CPTM e a EMTU/SP implantarão esquemas especiais de operação a partir desta quinta-feira, 1º, para atender os passageiros que vão se deslocar no fim de semana prolongado da Páscoa.

No Metrô haverá reforço na frota de trens e maior número de viagens na saída para o feriado. Na segunda-feira, para atender os paulistanos que retornam à cidade, as estações das linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Sacomã-Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) abrem mais cedo.

Nesta quinta-feira, 1º, serão colocados mais trens em circulação no período da noite nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha para atender os usuários que deixarão a cidade, principalmente aqueles que utilizarão os terminais rodoviários Tietê, Barra Funda e Jabaquara.

Nas linhas 2-Verde e 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) a oferta de trens não será alterada.

Na sexta-feira, 2, o Metrô terá oferta de trens semelhante a de um domingo normal. O atendimento ao público da Linha 1-Azul será feito com 16 trens no pico da manhã e 17 trens no pico da tarde. Na Linha 2-Verde, nove trens garantirão o atendimento durante todo o dia. Na Linha 3-Vermelha, o atendimento será feito com 15 trens no período da manhã e 17 no período da tarde. A Linha 5-Lilás circulará com três composições e realizará 284 viagens.

No sábado, 3, a oferta de trens das quatro linhas metroviárias não será alterada. Para a Linha 1-Azul estão programadas 722 viagens; para a Linha 2-Verde, 516 viagens; para a Linha 3-Vermelha, 872 viagens; e para a Linha 5-Lilás, 322 viagens. A operação no sábado acontece até a 1h da madrugada.

No domingo, 4, a oferta de trens em circulação também não sofrerá alteração. Os trens da Linha 1-Azul realização 490 viagens; os da Linha 2-Verde, 506 viagens; e os da Linha 3-Vermelha, 552 viagens. A Linha 5-Lilás terá três trens circulando o dia todo e fará 284 viagens programadas.

Para atender os passageiros que retornarão do feriado, o Metrô antecipará o horário da operação comercial na segunda-feira, 5, das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. As estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha serão abertas ao público a partir das 4 horas. Já na Linha 2-Verde, o horário de funcionamento será adiantado para as 4h30. A Linha 5-Lilás abrirá os portões no horário habitual, às 4h40.

Devido à antecipação da operação comercial, o Metrô realizará mais viagens. Ao todo serão 40 viagens a mais para oferecer mais conforto e rapidez aos usuários.

CPTM 

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realizará entre os dias 2 e 4 de abril manutenções programadas e intervenções do Plano de Expansão durante o feriado prolongado.

Na extensão da Linha 7-Rubi (rancisco Morato-Jundiaí), na sexta-feira, 2, e no domingo, 4, os trens circularão com maiores intervalos e maior tempo de parada nas plataformas.

Na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), na sexta-feira, 2, os trens circularão somente entre Presidente Altino e Grajaú. Assim, a transferência dos usuários entre as linhas 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi) e 9-Esmeralda deve ser feita na Estação Presidente Altino. No dia 4, na Estação Socorro, haverá manutenção da rede elétrica de alimentação dos trens e a circulação das composições terá maiores intervalos e maior tempo de parada nas plataformas.

O mesmo ocorrerá na espera dos trens na Linha 10-Turquesa [Luz-Rio Grande da Serra], no sábado, 3, e no domingo, 4, devido às obras do Plano de Expansão na Estação Tamanduateí da CPTM e do Metrô.

Na Estação Tatuapé, da Linha 11-Coral (Luz-Guaianazes), nos dias 2, 3 e 4, haverá manutenção da rede aérea e serviços do Plano de Expansão, e será necessário aumentar os intervalos entre os trens para realização das obras.

Na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), os intervalos serão ampliados entre os trens nos dias 2 e 4 para troca de trilhos e manutenção no sistema de alimentação elétrica dos trens.

EMTU

No feriado de Sexta-feira Santa, 2, o sistema de ônibus metropolitano gerenciado pela EMTU/SP na Grande São Paulo oferecerá 50% das viagens programadas para os dias úteis, mesmo número de viagens do domingo, 4. No sábado, serão 80% das viagens programadas nos dias úteis.

A Ouvidoria da EMTU/SP terá plantão no feriado de sexta-feira, atendendo aos usuários por telefone 0800 724 0555 das 7 às 19 horas. A Ouvidoria não funciona no sábado nem no domingo.

Da CPTM