Transporte público tem esquema especial para fim de semana prolongado

Na sexta-feira, a oferta de trens e ônibus será semelhante à de um domingo

qui, 19/11/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

O Metrô, a Companhia Paulista de Transporte Metropolitano (CPTM) e a Empresa Metropolitana de Transporte Público (EMTU) montaram um esquema especial de funcionamento para este fim de semana prolongado (19 a 23/11). As alterações operacionais mais significativas estão previstas para o período da noite desta quinta-feira, 19, e a manhã de segunda-feira, 23, quando a população retorna à cidade.

Na sexta-feira, 20, feriado do Dia da Consciência Negra, a oferta de trens, no Metrô e na CPTM, e de ônibus na EMTU/SP será semelhante à de um domingo. As exceções são os municípios da Grande São Paulo onde não é feriado, que terão oferta normal de dia útil.

CPTM

A CPTM aproveita a queda de demanda usual de feriados e finais de semana para a realização de manutenções programadas.

No domingo, 22, a Linha 9-Esmeralda passará por manutenção entre as estações Hebraica-Rebouças e Cidade Jardim, fazendo com que o intervalo de trens seja alterado de 10 para 18 minutos. Também no dia 22, a Linha 8-Diamante passará por manutenção no trecho entre as estações Barueri e Jandira, a partir das 19h, alterando de 15 minutos para 18 os intervalos entre os trens.

No feriado, 20, e no sábado, 21, a circulação de trens será igual à de um sábado normal, sem manutenções programadas para as datas.

Metrô

Veja como funcionará o esquema especial:

Quinta-feira, 19

Para atender às pessoas que estiverem deixando a cidade, o Metrô reforçará a frota de trens nos períodos da tarde e noite
Para a Linha 1 – Azul, foram programadas 1.160 viagens, quatorze a mais que a oferta de um dia útil normal.
A Linha 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) contará com 42 composições circulando nos horários de “pico” da manhã e 33 trens no “pico” da tarde. Haverá um aumento de 10 viagens em relação a um dia útil normal, de 1.217 para 1.227.
Na Linha 2 – Verde (Alto do Ipiranga – Vila Madalena) a oferta de trens será igual à utilizada num dia útil normal. São 16 composições operando nos horários de “pico” da manhã e da tarde. Estão programadas 764 viagens.
Na Linha 5 – Lilás, que interliga a região de Capão Redondo ao Largo Treze, em Santo Amaro, a oferta de trens também não sofrerá alteração. Serão realizadas 394 viagens.

Sexta-feira, 20

A oferta de trens para este dia, nas linhas 1 e 3, será semelhante à programada para os sábados.
Na Linha 1-Azul, 29 trens circulam no horário mais carregado da manhã e 25 à tarde. Estão programadas 722 viagens.
Na Linha 3-Vermelha, 32 trens atenderão ao público no “pico” da manhã e 27 no “pico” da tarde. A previsão é de que 872 viagens sejam realizadas nesse dia.
Na Linha 2-Verde, a frota em circulação será a mesma de domingo. Oito trens estarão em funcionamento para cumprirem as 519 viagens programadas.
Na Linha 5-Lilás, a programação prevê três composições em operação e a realização de 284 viagens.

Sábado, 21

A frota de trens programada será igual à que circula num sábado habitual. Na Linha 1-Azul, voltam a operar 29 trens no pico da manhã e 25 trens no pico da tarde. Na Linha 2-Verde, 8 composições prestam serviço durante todo o dia. A Linha 3-Vermelha terá em circulação 32 trens durante o período da manhã e 27 à tarde. A Linha 5-Lilás disponibilizará quatro trens no período da manhã e três no período da tarde. No total, foram programadas 2.441 viagens nas quatro linhas do Metrô paulistano.

Domingo, 22 

Na Linha 1-Azul, 16 trens rodam no pico da manhã e 17 no pico da tarde. A Linha 2-Verde estará em operação com oito trens em circulação durante todo o dia. Na Linha 3-Vermelha, a oferta será de 15 trens no pico da manhã e 17 à tarde. A Linha 5-Lilás terá três trens em operação durante todo o dia. Ao todo, foram programadas, para o domingo, 1.815 viagens.

Segunda-feira, 23

Na segunda-feira, 23, para atender aos usuários que retornam à cidade, o Metrô antecipará a operação comercial das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. As linhas 1 e 3 começarão a atender às 4h00; e a Linha 2, às 4h30. A Linha 5- Lilás abrirá as estações no horário habitual: ou seja, às 4h40.

Devido à antecipação da operação comercial nas linhas 1, 2 e 3 do Metrô, haverá um acréscimo no número de viagens oferecidas aos usuários. Na Linha 1-Azul, serão realizadas 16 viagens a mais; na Linha 2-Verde, oito; e na Linha 3, 16. A Linha 5-Lilás manterá a sua oferta usual (394 viagens).

Do Metrô, CPTM e EMTU