Transporte público tem esquema diferenciado neste fim de semana prolongado

Metrô, CPTM e EMTU implantam operação especial para atender a população

qui, 07/10/2010 - 16h15 | Do Portal do Governo

O transporte público metropolitano (Metrô, CPTM e EMTU) terá esquema especial de operação durante o feriado prolongado, de 9 a 12 de outubro (feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil).

Veja a programação:

Metrô

Na sexta-feira, 8, para atender aos usuários que pretendem deixar a cidade por meio dos terminais rodoviários, o Metrô reforçará a oferta de viagens no período da noite nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda).

Já no final de semana, tanto no sábado, 9, como no domingo, 10, a oferta de viagens será semelhante à de um final de semana comum. Na segunda-feira, 11, véspera do feriado, a frota em circulação também será igual à de um típico dia útil. Na terça-feira, 12, em razão do feriado, a frota de trens em operação será igual à que circula em um domingo típico.

Na quarta-feira, 13, para atender aos usuários que retornam à cidade após o feriado, o Metrô antecipará a operação comercial das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. As linhas 1 e 3 começarão a atender às 4h00; e a Linha 2-Verde, às 4h30. A Linha 5- Lilás abrirá as estações no horário habitual, ou seja, às 4h40. Devido à antecipação da operação comercial, serão oferecidas mais viagens aos usuários. A Linha 5-Lilás manterá a sua oferta usual.

CPTM

A CPTM promoverá intervenções de manutenção e obras de melhoria do sistema, modificando os intervalos em suas linhas. Os trabalhos são programados para esse período para minimizar os impactos na operação, uma vez que nesses dias há uma significativa queda na demanda de usuários:

Linha 7-Rubi (Luz-Jundiaí)
Na terça-feira, 12, das 8 às 19 horas, por conta de serviços de substituição de trilhos na região da Estação Vila Clarice, os trens circularão com maiores intervalos.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
De sábado, 9, após às 22 horas e até as 3h30 da segunda-feira, 11, serão realizadas obras de modernização da Estação Carapicuíba e intervenções na via permanente e na rede aérea de alimentação elétrica. Nesse horário, haverá aumento dos intervalos entre os trens.

De segunda feira, 11, após às 22 horas e até às 3h30 da quarta-feira, 13, serão realizadas obras de modernização da Estação Carapicuíba e intervenções na via permanente e na rede aérea de alimentação elétrica. Nesse horário, haverá aumento dos intervalos entre os trens.

Linha 9-Esmeralda(Osasco – Grajaú)
Os intervalos serão maiores na terça-feira, 12, por conta dos serviços que serão realizados nos trilhos, entre às 8 e 20 horas, na região da Estação Socorro.

Linha 10-Turquesa (Luz – Rio Grande da Serra)
Está programada a substituição de cabo de sinalização entre as estações Ribeirão Pires e Guapituba. No sábado, 9, os trabalhos serão das 19 horas à meia-noite; e no domingo, 10, das 4 horas à meia-noite. Na terça-feira, 12, das 8 às 18 horas, haverá substituição de trilhos na região da Estação Guapituba. Por causa dessas intervenções, os intervalos entre os trens serão maiores.

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes) – Expresso Leste
No domingo, 10, das 4 horas à meia-noite, os intervalos entre os trens serão maiores por conta dos trabalhos de manutenção da rede aérea de alimentação elétrica entre as estações Ferraz de Vasconcelos e Poá. No mesmo local será executada a reforma da ponte existente, das 7 às 21 horas. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
A partir das 16 horas da sexta-feira, 9, às 3h30 da segunda-feira, 11, estão programadas obras nas vias no trecho que envolve as estações Engenheiro Goulart, USP Leste e Comendador Ermelino. Na terça- feira , 12, o mesmo trabalho será executado ao longo de toda a operação comercial (das 4 horas à meia-noite), na Estação Tatuapé, onde também haverá intervenção na rede aérea de alimentação elétrica. Nesses períodos, os intervalos serão maiores.

EMTU/SP

As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP, na Região Metropolitana de São Paulo, circularão com programação normal de dia útil nesta segunda-feira, 11, véspera do feriado. No dia do feriado, 12, haverá redução de 50% nas viagens oferecidas, como ocorre aos domingos.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos