Transporte público realiza operação especial para atender população no dia do jogo do Brasil

Trens estarão de prontidão para atender aumento de demanda antes, durante e após a partida

qui, 24/06/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e o Metrô já definiram o esquema de atendimento à população para esta sexta-feira, 25, dia em que a Seleção Brasileira encerrará a sua participação na primeira fase da Copa do Mundo de 2010, disputada na África do Sul.

As frotas e os horários de circulação nas três companhias serão semelhantes ao de um dia típico.

Tanto na CPTM como no Metrô, vários trens estarão de prontidão em locais estratégicos para serem inseridos na circulação caso haja aumento da demanda, antes, durante ou após a partida.

No caso do Metrô, durante e após a partida, a frota de trens em circulação será de 39 trens na Linha 1-Azul, 14 trens na Linha 2-Verde, 38 trens na Linha 3-Vermelha e cinco trens na Linha 5-Lilás. A Ponte Orca, gerenciada pela EMTU/SP, que atende os trajetos Tamanduateí-Sacomã e Cidade Universitária-Vila Madalena, também terá reforço de frota caso seja identificado aumento da demanda.

A seleção brasileira de futebol estreou na terça-feira última, 15, contra a Coreia do Norte. Nesse dia, o Metrô e a CPTM registraram movimento menor ao verificado em um dia útil típico. O volume de passageiros transportados no Metrô ficou 21% abaixo do observado na terça-feira da semana anterior, 8, enquanto que na CPTM esse índice foi negativo em 16%.

As principais alterações observadas no primeiro jogo do Brasil foram a antecipação do horário de pico da tarde e a queda no volume de passageiros durante o horário do jogo. Como as empresas anteciparam o final do expediente para que os funcionários assistissem ao jogo, no período das 12 às 15h30 a quantidade de passageiros transportados subiu 33,5% no Metrô e 45% na CPTM em relação a um dia típico. Durante a realização do jogo, das 15h30 às 17h30, entretanto, a queda observada foi de 53% e 54% respectivamente.

Nas duas horas que antecederam ao jogo, a circulação de trens e do Metrô foi reforçada, com 100% da frota em operação em horário de pico, a fim de garantir a viagem dos usuários que retornaram aos seus lares para acompanhar a partida. O mesmo esquema será adotado para os próximos jogos da seleção brasileira que forem realizados nos dias úteis.

As empresas já estão preparadas para as oitavas. Caso o Brasil siga adiante, sendo 1º ou 2º do grupo, será efetuada a mesma operação especial de 15 de junho.

Da CPTM, EMTU e Metrô