Transporte público realiza operação especial na estreia do Brasil nas oitavas

Metrô, CPTM e EMTU operam em caráter especial para melhor atender aos usuários e torcedores

seg, 28/06/2010 - 8h24 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, 28, dia em que a seleção brasileira volta a campo para enfrentar o Chile, primeiro adversário nas oitavas de final da Copa do Mundo, Metrô, CPTM e EMTU operam em caráter especial para melhor atender aos usuários e torcedores.

Nas duas horas e meia que antecedem ao jogo, ou seja, das 13 horas às 15h30, o Metrô disponibilizará a frota máxima disponível, de modo que os usuários possam se deslocar do local de trabalho para onde pretendem assistir ao desempenho do Brasil na África do Sul.

Na CPTM, a chamada “Operação Pico” terá início a partir do meio-dia. Nas duas companhias, trens reservas serão colocados em circulação de acordo com a necessidade da demanda.

A operação será similar a da primeira partida do Brasil no campeonato, no dia 15, quando o time brasileiro venceu a Coréia do Norte por 2×1. Nesse dia, o Metrô e a CPTM registraram movimento menor ao verificado em um dia útil típico. O volume de passageiros transportados no Metrô ficou 21% abaixo do observado na terça-feira da semana anterior, 8, enquanto que na CPTM esse índice foi de 16%.

As principais alterações observadas no primeiro jogo do Brasil foram a antecipação do horário de pico da tarde e a queda no volume de passageiros durante o horário do jogo. Como as empresas anteciparam o final do expediente para que os funcionários assistissem ao jogo, no período das 12 às 15h30 a quantidade de passageiros transportados subiu 33,5% no Metrô e 45% na CPTM em relação à um dia típico. Durante a realização do jogo, das 15h30 às 17h30, entretanto, a queda observada foi de 53% e 54% respectivamente.

Operação EMTU

A EMTU também conta com operação especial para atender melhor seus usuários, com adequação de números de carros e viagens. As linhas intermunicipais do sistema EMTU/SP na Grande São Paulo vão oferecer o mesmo número de viagens dos horários de pico já a partir das 13h30.

Da CPTM, EMTU e Metrô