Transporte Público opera normalmente nesta quarta-feira

Veja como foi o esquema da CPTM, Metrô e EMTU durante a madrugada

qua, 11/11/2009 - 10h16 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) informa que todas as linhas do Metrô, da CPTM e da EMTU operam normalmente nesta quarta-feira, 11. Por causa da falta de energia elétrica registrada na noite de terça-feira, 10, foram adotadas medidas especiais, das quais a principal foi a manutenção da circulação de trens durante a madrugada. 

Veja como foi a operação em cada uma das companhias durante a madrugada. 

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)
A operação foi paralisada por volta das 22h13. Os usuários foram orientados a permanecer nas estações. A opção para os passageiros que estavam nos trens que pararam entre estações era permanecer no interior das composições ou descer à via e seguir com os agentes da empresa até a estação mais próxima.A partir da 1h30 iniciou- se o restabelecimento do sistema de energia nas Linhas 10 – Turquesa (Luz – Rio Grande da Serra), 11 – Coral (Luz – Estudantes) e 12 – Safira (Brás – Calmon Viana). Às 2h20, a Linha 7- Rubi (Luz -Francisco Morato) voltou a operar. Às 3h40, voltou à operação a Linha 8 – Diamante (Júlio Prestes Itapevi) e, por último, às 3h55, a Linha 9 – Esmeralda (Osasco – Grajaú). A Companhia não registrou nenhuma ocorrência relevante neste período.

Metrô 
Na noite de terça-feira a operação também foi paralisada por volta das 22h13. Os usuários foram orientados a permanecer nas estações. Os passageiros que estavam nos trens que pararam entre estações foram encaminhados pelos agentes de operação até a estação mais próxima. A normalização da circulação dos trens ocorreu de maneira gradativa. A Linha 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera/Palmeiras-Barra Funda) foi a primeira a voltar a operar, a 1h10. Às 2h24, a Linha 1-Azul (Jabaquara/Tucuruvi) também entrou em operação. Logo em seguida, às 2h35, os trens da Linha 2-Verde também voltaram a circular. Por último, às 3h48, foi a vez da Linha 5- Lilás (Capão Redondo/Largo Treze) reiniciar a circulação das composições. Durante a madrugada, todas as estações metroviárias permaneceram abertas. E a partir da retomada da circulação dos trens os serviços acontecem de forma ininterrupta. O Metrô não registrou nenhum incidente com os usuários.

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU)
O Corredor ABD (São Mateus – Jabaquara) iniciou a operação somente com veículos a diesel, nesta quarta-feira, às 3h30. Os trólebus começaram a circular às 6h55, com o retorno da energia, porém às 7h10min houve um curto-circuito em uma chave da rede aérea em Santo André, ocasionando nova paralisação dos veículos trólebus que atendem o trecho. A Concessionária Metra remanejou veículos a diesel para as linhas 284 (Santo André – São Mateus) e 285 (São Mateus – Ferrazópolis), permanecendo paralisadas as linhas 286 (Santo André – Ferrazópolis) e 287P (Santo André – Piraporinha). Às 8h30min a energia foi restabelecida e a operação voltou à normalidade, gradativamente.

Do Metrô, CPTM e EMTU