Transporte público opera em esquema especial durante feriado prolongado de 7 de setembro

Veja como funcionarão os trens da CPTM e do Metrô e os ônibus da EMTU

sex, 03/09/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM), o Metrô e a Empresa de Transportes Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU) terão esquema especial de operação durante o feriado prolongado de 7 de setembro (Independência do Brasil). Confira como será o esquema:

CPTM

Por conta do feriado prolongado do dia 7 de setembro, quando se registra um número menor de passageiros transportados, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos promoverá diversas intervenções de manutenção e de obras de melhoria do sistema, o que aumentará os intervalos em algumas linhas:

Linha 8 Diamante (Julio Prestes – Amador Bueno)
No domingo (5) e terça-feira (7), das 8 às 20 horas, devido às obras de remodelação da Estação Engenheiro Cardoso, além de outros serviços de manutenção, sofrerão alteração.

Linha 10 Turquesa (Luz – Rio Grande da Serra)
No sábado (4), das 15 às 24 horas, haverá alteração no intervalo por conta da instalação de equipamentos de via na Estação Santo André.

Linha 11 (Luz – Estudantes) – Expresso Leste
Entre às 15 horas de sábado (4) e 3h30 de segunda (6), devido às obras de melhorias nas vias e na rede de alimentação elétrica dos trens, no trecho entre Tatuapé e Brás, os passageiros do Expresso Leste deverão desembarcar, obrigatoriamente, na Estação Tatuapé. Para prosseguir a viagem, no sentido Luz, deverão fazer a integração gratuita para o Metrô Tatuapé ou embarcar na Linha 12 – Safira, que estará operando normalmente até a Estação Brás.

No feriado de 7 de setembro, do início da operação comercial até às 23h30,o intervalo entre os trens será alterado devido a troca de fios da rede de alimentação elétrica dos trens, na região da Estação Antônio Gianetti.

Linha 12 Safira (Brás – Calmon Viana)
No feriado de 7 de setembro, a alteração do intervalo será das 7 às 21 horas devido a substituição de trilhos entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista.

Metrô

Na sexta-feira (3), para atender os usuários que pretendem deixar a cidade por meio dos terminais rodoviários, o Metrô reforçará a oferta de viagens no período da noite nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda).

Já no final de semana, tanto no sábado (4) como no domingo (5), a oferta de viagens será semelhante a de um final de semana comum. Na segunda-feira (6), véspera do feriado, a frota em circulação também será igual a um típico dia útil. Na terça-feira (7), em razão do feriado, a frota de trens será igual à que circula em um domingo típico.

Na quarta-feira (8), para atender aos usuários que retornam à cidade após o feriado, o Metrô antecipará a operação comercial das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. As linhas 1 e 3 começarão a atender às 4 horas; e a Linha 2, às 4h30. A Linha 5- Lilás abrirá as estações no horário habitual, ou seja, às 4h40.

Quem não for viajar e quiser aproveitar os dias de folga para conhecer a nova Estação Vila Prudente, na Linha 2-Verde (Vila Madalena-Vila Prudente), podendo realizar o passeio inclusive nesta segunda e terça-feira, das 9h30 às 16 horas.

EMTU/SP

As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP no Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara) circularão com programação de sábado no próximo dia 6 de setembro, véspera do feriado. Haverá redução de 20% nas viagens oferecidas. No restante das linhas da Grande São Paulo, a programação de segunda-feira será a dos dias úteis. No dia do feriado, 7 de setembro, haverá redução de 50% nas viagens oferecidas, como ocorre aos domingos.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos