Transporte público implanta operação especial durante final de semana prolongado

CPTM, Metrô e EMTU implantam esquema para atender usuários

qui, 11/11/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

O transporte metropolitano vai operar de forma diferenciada para atender os usuários no feriado prolongado do dia 15 de novembro (Proclamação da República).

Veja como fica a operação na CPTM, Metrô e EMTU.

CPTM

A circulação no feriado (15) será igual a um domingo típico. No sábado, 13, e domingo, 14, a operação será semelhante a um fim de semana habitual. No entanto, como há significativa queda na demanda de usuários, a CPTM promove obras de melhoria do sistema, modificando os intervalos em suas linhas:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)
No domingo, 14, e segunda-feira, 15, devido a obras na via entre as estações Franco da Rocha e Baltazar Fidélis, os trens partirão da Estação da Luz, alternadamente, com destino a Franco da Rocha [intervalos habituais] e Francisco Morato [maiores intervalos].

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
O mesmo ocorrerá na Linha 8. No domingo, 14, das 8 às 20 horas, por conta de manutenção dos trilhos entre as estações Jandira e Itapevi, haverá partidas da Estação Júlio Prestes, de forma alternada, para Barueri (intervalos habituais) e Itapevi (aumento do intervalo).

Na segunda-feira, 15, das 8 às 19 horas, a linha será operada com maiores intervalos para obras de implantação do novo sistema de sinalização entre as estações Imperatriz Leopoldina e Domingos de Morais.

Linha 10-Turquesa (Luz – Rio Grande da Serra)
No sábado, 13, das 9h30 às 17h30, devido aos trabalhos de recuperação de equipamentos de via entre as estações Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, os trens partirão, alternadamente, da Estação da Luz para Mauá (intervalos habituais) e Rio Grande da Serra (maiores intervalos).

No domingo, 14, por conta de serviços de troca de fios da rede de alimentação elétrica entre as estações São Caetano e Utinga, os trens vão circular com intervalos maiores.

Linha 11-Coral/Expresso Leste (Luz – Guaianazes)
Devido às obras de implantação do novo sistema de sinalização entre as estações Luz e Tatuapé, o intervalo será maior na Linha 11-Coral/Expresso Leste no sábado, domingo e segunda-feira. Nesses dias, os trens do Expresso Leste irão circular somente até a Estação Tatuapé. Para prosseguir viagem, o passageiro tem a opção de fazer a integração gratuita com a Linha 3-Vermelha, do Metrô, na Estação Tatuapé, ou fazer transferência para a Linha 12-Safira para seguir até a Estação Brás. A Linha 10 – Turquesa também é opção para os usuários que estiverem na estação Brás e desejarem seguir viagem até a Estação da Luz.

Linha 12 Brás – Calmon Viana
A Linha 12 terá intervalos maiores segunda-feira, 15, em virtude de serviços de implantação da nova subestação de energia elétrica na região da Estação Engenheiro Manoel Feio.

Metrô

Na sexta-feira, 12, para atender os usuários que deixarem a cidade por meio dos terminais rodoviários, o Metrô reforçará a oferta de viagens no período da noite nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda).

No sábado, 13, e no domingo, 14, a frota de trens em circulação será semelhante a de um final de semana típico. Já na segunda-feira, 15, em razão do feriado, a oferta de trens em operação será igual à programada nos dias de domingo.

Na terça-feira, 16, para atender os usuários que retornarão à Capital, o Metrô antecipará o início da operação comercial das linhas. Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, as estações serão abertas ao público a partir das 4 horas e na Linha 2-Verde (Sacomã – Vila Madalena), às 4h30. Na Linha 5- Lilás (Capão Redondo – Largo Treze), as estações serão abertas no horário habitual, ou seja, às 4h40.

Devido à antecipação do horário de funcionamento do Metrô, na terça-feira, 16, a oferta de viagens aos usuários também será maior nas linhas 1 – Azul e 3 – Vermelha.

EMTU

Na próxima segunda-feira, 15, as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP, na Região Metropolitana de São Paulo, vão operar com redução de oferta de viagens semelhante à programada nos dias de domingo.

Da CPTM, Metrô e EMTU