Transporte público adota esquema especial para início do horário de verão

Horário de verão começa neste sábado e vai até 21 de fevereiro

sex, 16/10/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

Por conta do início do Horário de Verão, o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) adotarão esquema especial de operação neste sábado, 17. Às 24 horas de sábado, a circulação de trens continuará normal, de acordo com o horário antigo. Os relógios das duas empresas somente serão alterados após o encerramento do expediente, às 2h da manhã no novo horário. 

Assim, a operação de sábado, que normalmente vai até à 1 hora no Metrô e na CPTM, funcionará sem mudanças. Ou seja, o usuário que embarcar até às 2 horas da manhã do horário de verão terá a viagem garantida. A circulação dos trens será retomada no domingo,18, às 4 horas na CPTM e às 4h40 no Metrô, já no novo horário. 

Na EMTU/SP, as 600 linhas de ônibus intermunicipais irão operar normalmente, com o mesmo número de viagens previstas; porém, as partidas programadas para a meia noite serão feitas à 1 hora do Horário de Verão. O mesmo ocorrerá nas 13 linhas que atendem o Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara). 

O Horário de Verão é adotado todos os anos por decreto federal. Neste ano, terá início à meia-noite do sábado, 17, e término na mesma hora do dia 21 de fevereiro de 2010. 

Acerto dos relógios 

O início do Horário de Verão mobilizará cerca de 28 funcionários e técnicos do Metrô e da CPTM. O grupo vai ajustar 1.475 relógios nas 55 estações do Metrô e 89 estações da CPTM. Estarão também envolvidos na operação o Centro de Controle Operacional (CCO), pátios e oficinas das duas empresas. 

No Metrô, são 565 relógios, todos digitais, ainda que alguns apresentem ponteiros. Inicialmente, dez técnicos desligarão, por trechos, todos os relógios. Depois, dentro de sua área, cada um voltará a ligá-los. 

Nas estações da CPTM, 18 técnicos farão o ajuste de 910 relógios. A mudança será feita na central horária de cada estação. Assim, todos os relógios são acertados ao mesmo tempo; mas, ao término, todos são inspecionados. 

Nos terminais da EMTU/SP do Corredor Metropolitano ABD e no Terminal Metropolitano de Cotia, um técnico ajustará 72 relógios digitais. 

Da CPTM, EMTU/SP e Metrô