Transporte Metropolitano: CPTM limpa sistema de drenagem da Estação da Luz

nd

sex, 16/02/2001 - 13h00 | Do Portal do Governo

Uma equipe da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, limpou, no mês de janeiro, todo o sistema de drenagem das vias da Estação da Luz, que estava obstruído. A medida foi tomada também para minimizar as conseqüências das chuvas, que às vezes, no verão, alagam as vias, interrompendo a circulação dos trens naquela estação.
O trabalho foi dirigido pela tecnóloga Carina Stachowski, coordenadora da área de Manutenção de Edificações da Coordenação Geral Noroeste-Sudeste (linhas A – Brás-Francisco Morato e D – Luz-Rio Grande da Serra). Carina contou com a ajuda de um pequeno grupo de 3 funcionários e o apoio de mais de 130 pessoas da Frente de Trabalho lotada na CPTM.
As chuvas são um antigo problema para a Estação da Luz. Quando são muito fortes, as linhas ficam submersas, por conta da obstrução de uma galeria da Prefeitura localizada na rua Mauá, e que recebe as águas pluviais de toda a bacia do Jardim da Luz e Bom Retiro. A obstrução provoca um refluxo das águas, devido ao fato de o nível da Estação da Luz ser mais baixo do que a rua.
O resultado é a formação de um enorme chafariz, que até a limpeza do sistema de drenagem da estação fazia a circulação de trens ser interrompida por até 2 horas. Com a limpeza, a interrupção do tráfego de trens não ultrapassa, agora, 25 minutos, diminuindo o desconforto do usuário.
O trabalho consistiu em desobstruir a tubulação e as caixas de drenagem, na colocação de grelhas de proteção revestidas com manta geotêxtil nestas mesmas caixas e mais a construção de 79 metros de canaletas de drenagem para o escoamento de águas pluviais. Os empregados da Frente de Trabalho recolheram, aproximadamente, 5 toneladas de sujeira e entulho das tubulações e caixas de drenagem.