Transporte: Melhoria no sistema de trens da CPTM aumenta número de usuários

Empresa já transportou mais de 100 milhões de passageiros em 2001

seg, 28/05/2001 - 18h38 | Do Portal do Governo

Empresa já transportou mais de 100 milhões
de passageiros em 2001

Reflexo dos investimentos realizados no sistema metropolitano de trens, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), empresa vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, ultrapassou, no último dia 22 de maio, a marca de 100 milhões de passageiros transportados desde o início do ano. Foram exatos 100.412.060 passageiros nas seis linhas que perfazem o sistema. É a primeira vez que a CPTM alcança este número no mês de maio.

O fato comprova o crescente aumento da demanda nas linhas da CPTM. No ano passado, a marca de 100 milhões de passageiros foi alcançada apenas no dia 21 de junho, quase exatamente um mês depois, quando a CPTM atingiu o total de 100.237.368 passageiros transportados.

Na comparação com período igual do ano passado, o número de passageiros registrado em 22 de maio de 2001 – os 100,4 milhões – é cerca de 23% maior do que o número registrado em 22 de maio de 2000, um ano antes, portanto, que foi de 81,2 milhões. Ou, 32% maior do que o número de 22 de maio de 1999, de 76,3 milhões.

De 1995 até 1999, o governo paulista investiu R$ 1,1 bilhão em novas obras e melhoramentos do sistema. No ano 2000, os investimentos somaram R$ 437 milhões. Os recursos vieram do Governo do Estado e de agências nacionais e internacionais.

Uma das principais obras foi o Expresso Leste, trecho modernizado da Linha E – Leste Tronco entre as estações Brás e Guaianazes. O trecho opera hoje com sofisticados trens espanhóis em vias segregadas, em estreita articulação com a Linha 3 – Vermelha (Leste-Oeste) do Metrô.

Outra obra é a Dinamização da Linha C – Sul (Osasco-Jurubatuba). Esta linha recebeu sete novas estações ao longo da Marginal Pinheiros e outras oito antigas estações serão modernizadas. Os sistemas de telecomunicações, sinalização e a via permanente estão recebendo ainda vários serviços de modernização.

Também seguem adiantadas as obras da Ligação Capão-Redondo-Largo 13, na Zona Sul, cuja conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2002. E já foram iniciadas as obras do Projeto Integração Centro, com o qual a CPTM pretende ligar as estações Brás,Luz e Barra Funda, no centro de São Paulo, hoje desconectadas. O projeto prevê ainda a restauração da Estação da Luz.