Transplante salva vida de paciente com complicações da dengue

Procedimento para substituir fígado da paciente é inédito na medicina mundial

sex, 11/09/2015 - 18h01 | Do Portal do Governo

O Hospital de Transplantes do Estado realizou um procedimento inédito na medicina mundial. Uma paciente de 41 anos, vítima de hepatite fulminante ocasionada pelo vírus da dengue, foi salva após receber um novo fígado em São Paulo. A forma de hepatite fulminante por dengue é grave e ocorre raramente.

A mulher transplantada passa bem e em breve poderá retomar suas atividades de rotina. Este tipo de caso se deve à epidemia nacional de dengue nos primeiros meses de 2015. Por este motivo, quanto mais notificações registradas, maiores são as chances de que apareçam quadros raros da doença.

Há várias ocorrências na Índia e Sudeste Asiático de pessoas que foram infectadas pelo mosquito da dengue e tiveram inflamações graves no fígado, mas na literatura pesquisada não foram encontrados nenhum caso no mundo de hepatite fulminante por dengue que tenha passado por transplante.

Caracterizada por uma inflamação no fígado, a hepatite fulminante pode se desenvolver de forma viral ou não. Quando o vírus da dengue atinge as células do fígado de forma agressiva, pode provocar lesões no órgão. Alguns casos raros evoluem para hepatite fulminante, podendo causar a morte do doente.

O transplante foi possível graças à doação de órgãos feita pelos familiares de um paciente com morte encefálica diagnosticada. A doação de orgãos é muito importante, sem ela não é possível salvar vidas.

Do Portal do Governo do Estado