Transplantados e soropositivos têm mais um centro de vacinação

Prefeituras de cidades sem unidades especiais podem solicitar doses à Secretaria da Saúde

qua, 01/04/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, vinculado à Secretaria da Saúde, abriu nesta semana o sétimo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) no estado de São Paulo. Destinado à pacientes específicos, a unidade vai oferecer vacinas modificadas para portadores do vírus HIV, diabéticos e transplantados, por exemplo.

Com seis unidades espalhadas pelo Estado, a Secretaria distribuiu no ano passado cerca de 50 mil doses de vacinas modificadas, todas aplicadas nos Cries. Além das vacinas diferentes, como a poliomielite modificada (sem o vírus vivo), o Crie também conta com vacinas adicionais contra varicela, hepatite A e pneumococo, entre outras. Para ser imunizado, o paciente precisa ter indicação médica e passar por uma avaliação dos profissionais dos Cries.

“Para cada situação é recomendada uma ou mais vacinas diferenciadas. O objetivo é prevenir possíveis agravos em pessoas que já apresentam um quadro clínico frágil” afirma a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato. O Crie do Instituto de Infectologia Emílio Ribas funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e fica na Av. Dr. Arnaldo, 165 – Cerqueira César – São Paulo, Capital.

Da Secretaria da Saúde