Transplantados devem ter atenção especial com a saúde no inverno

Remédios usados para impedir a rejeição do órgão podem provocar queda na imunidade

qui, 16/06/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Hospital de Transplantes do Estado, da Secretaria de Estado da Saúde, faz um alerta para que os pacientes transplantados reforcem os cuidados com a saúde durante o período de frio. A recomendação é necessária, pois os medicamentos utilizados para impedir a rejeição do novo órgão também provocam queda na imunidade destas pessoas, deixando-as propensas a infecções respiratórias como gripes, sinusites e pneumonias.

“Com o sistema imunológico debilitado, um simples resfriado pode evoluir, por exemplo, a uma grave infecção pulmonar em pouco tempo. Por isso é tão importante evitar o aparecimento destes males”, explica a médica coordenadora do transplante de rim do hospital, Carina Moreno.

A especialista listou algumas recomendações para ajudar os pacientes transplantados a manter o bem estar mesmo neste período:

– Ao entrar ou sair de ambientes públicos, lave bem as mãos com água e sabão. Repita o procedimento por diversas vezes ao longo do dia, seja no trabalho ou em casa;

– Evite frequentar lugares fechados onde haja grande concentração de pessoas, como shoppings centers, supermercados e cinemas;

– Fique longe de ambientes climatizados. Em casa, não utilize aparelhos de ar condicionado ou aquecedores;

– Caso sinta-se resfriado, procure um médico imediatamente. Isto porque com o passar dos dias a doença pode ficar ainda mais forte.

Além disso, vale ressaltar que a atenção com a higiene da casa e dos utensílios domésticos deve permanecer durante o ano todo. É importante que estes pacientes bebam apenas água filtrada, prestem atenção ao ingerir alimentos em lanchonetes e restaurantes e, também, evitem o contato com cães e gatos.

Da Secretaria da Saúde