Transparência e combate à corrupção são foco em Conferência Estadual

O tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública” foi foco de discussão na etapa estadual no último final de semana

seg, 02/04/2012 - 10h50 | Do Portal do Governo

A 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social – Consocial, evento encerrado ontem, no Palácio dos Bandeirantes, teve como objetivo a promoção da transparência pública e o estímulo à participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

Presente na cerimônia de abertura, Sidney Beraldo, secretário-chefe da Casa Civil, mencionou durante seu discurso quais serão os eixos-temáticos do encontro e ainda ressaltou a importância do evento. “Combater a corrupção é mais do que colocar o corrupto na cadeia é trabalhar para evitar o desperdício, é buscar a eficiência na aplicação dos recursos”, afirmou.

Gustavo Ungaro, presidente da Corregedoria Geral da Administração de São Paulo (CGA), falou sobre as diversas pesquisas que foram feitas em relação ao assunto e mostrou alguns dados para os presentes. “Para 58% da população o que falta à democracia brasileira é reduzir a corrupção”, disse.

Ao final da Conferência, os participantes escolheram 20 propostas que serão encaminhadas para a etapa nacional e elegeu os 75 delegados, sendo destes 60% de representantes da sociedade civil, 30% do poder público e 10% dos Conselhos de Políticas Públicas.

Do Portal do Governo do Estado