Transp. Metropolitanos: Segurança reforçada para o jogo entre Corinthians e Santos

A operação começa às 11h, de domingo, e terá o suporte de 380 agentes no interior dos trens e nas plataformas

qui, 09/02/2006 - 15h02 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) põe em prática o esquema de segurança para o clássico disputado entre Corinthians e Santos, no estádio do Morumbi às 18h10, no próximo domingo (12/02), jogo válido pelo Campeonato Paulista de 2006. A operação começa às 11h e terá o suporte de 30 agentes, além dos 350 que atuam diariamente, intensificando a vigilância no interior dos trens e nas plataformas.

Como de costume, no percurso de ida e volta do estádio, as torcidas serão monitoradas em todo o sistema, com destaque nas Linhas B (Júlio Prestes – Itapevi), C (Osasco – Jurubatuba) e D (Luz – Rio Grande da Serra). Nas estações com maior concentração e número de torcedores com destino ao estádio, como Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco, Mauá, Santo André e Hebraica – Rebouças haverá uma mobilização especial. As estações onde existe integração físico-tarifária com Metrô Tatuapé, Brás, Luz e Barra Funda) também recebem atenção especial.

Os seguranças da CPTM encaminharão uma das torcidas para os primeiros carros do trem e a outra na extremidade oposta da composição, ou seja, nos últimos carros, com a finalidade de impedir eventuais confrontos entre torcidas adversárias em pontos de grande movimento. Outro procedimento adicional será a revista pessoal, para averiguar se não existe qualquer material que possa ser usado como arma ou de forma perigosa.

Monitoramento

A segurança conta ainda com o sistema de vigilância interna. São 765 câmeras de CFTV (Circuito Fechado de TV) instaladas em 83 estações. Os agentes acompanham toda a movimentação de usuários nas plataformas, linhas de bloqueios, bilheterias, salas operacionais e entradas das estações.

Em caso de qualquer anormalidade, a estação envia um alarme de pânico que é, imediatamente, recebido pela central. Ao mesmo tempo do recebimento do aviso, as imagens da estação que o emitiu aparecem na tela do monitor.

A partir disso, os agentes fazem um contato telefônico com o local e em questão de segundos conseguem detectar se está realmente ocorrendo algo de anormal. No caso da confirmação de anormalidade, por exemplo, os agentes acionam destacamento de segurança da CPTM mais próximo e, dependendo do caso, a Polícia Militar é acionada.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos