Transp. Metropolitanos: Secretário inspeciona obras na Região Metropolitana de Campinas

A vistoria envolve as obras de melhoria da infra-estrutura do sistema de transporte metropolitano que inclui a construção do Corredor Met

sex, 15/12/2006 - 21h47 | Do Portal do Governo

O Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente  da  Empresa  Metropolitana  de Transportes Urbanos – EMTU/SP, Joaquim Lopes, inspecionarão, na próxima segunda-feira, dia 18/12, as obras  de  melhoria  da infra-estrutura para reorganização do sistema que inclui  a  construção  do Corredor Metropolitano Noroeste, principal ação deste programa. A comitiva sairá às 9 horas da Lix da Cunha (altura do Frigorífico Tavares),  Campinas,  e  a previsão é estar em Hortolândia às 10 horas na Av. Olívio Franceschini, 1333.

Em novembro começaram as obras de Construção da Estação de Transferência Lix da Cunha, próximo ao Trevo da Bosch, que fará parte do Corredor Metropolitano Noroeste.  Nesta fase está em curso o recapeamento do acostamento nos dois lados da Av. Lix da Cunha e  posteriormente será implantada  uma  pista  provisória,  no  canteiro central, para onde será desviado o tráfego de veículos. As vias laterais serão reconstruídas onde haverá três faixas de rolamento em cada lado, uma delas destinada à circulação exclusiva para ônibus em 4 km da referida avenida. Na estação haverá paradas para  ônibus municipais, metropolitanos e rodoviários.

Não haverá interrupção do sistema viário, mas a velocidade permitida será reduzida, o que pode provocar congestionamentos no local.

Trevo da Bosch e Hortolândia

No trecho entre o Trevo da Bosch e Hortolândia, começaram a ser desmontadas as 15 torres desativadas de transmissão de energia elétrica, na Av.  Olívio  Franceschini, com autorização RFFSA. Na mesma avenida as intervenções incluem o alargamento da via aumentando o número de faixas de duas para três, com uma exclusiva para ônibus.

Outras obras

Também estão em andamento as obras de pavimentação asfáltica da estrada vicinal CAM 331, que liga Campinas – Hortolândia, e a implementação das 155 estações de embarque nos municípios de Sumaré, Hortolândia e Campinas com piso intertravado, piso podotátil para portadores de deficiência visual, cobertura, banco, painel de informações sobre as linhas e plataforma de 28 cm de altura.

Estas intervenções também fazem parte da melhoria da infra-estrutura para a reorganização do transporte metropolitano por ônibus na RMC que têm a finalidade de melhorar a fluidez dos ônibus, propiciar mobilidade, conforto e segurança aos usuários.

Corredor Metropolitano Noroeste

O Governo do Estado de São Paulo reorganizará o Transporte na Região Metropolitana de Campinas e a ação principal é a construção do Corredor Metropolitano Noroeste onde estão concentrados cerca de 70% dos passageiros transportados por mês.

O projeto, desenvolvido pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos –  EMTU/SP  e  coordenado  pela  Secretaria  de  Estado  dos  Transportes Metropolitanos  –  STM,  reorganizará  as  linhas  de ônibus, por meio de moderna  infra-estrutura  com  a implantação de Terminais de Integração e Estações de Transferência para baldeações, Estações de Embarque, além  de construção  de  viários  e  implantação de faixas exclusivas para ônibus.

Essas obras permitirão a integração entre as linhas municipais  e  intermunicipais,  mudando  significativamente  a  forma de viajar pelas cidades. O Corredor Metropolitano Noroeste terá 32,7 Km de extensão e atenderá nesta fase as cidades de Campinas, Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa e Americana, com integração em Monte Mor.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

C.M.