Transp. Metropolitanos: Secretário abre Semana de Tecnologia Metroferroviária

Será nesta terça-feira, dia 29

seg, 28/08/2006 - 19h14 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 29/08, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, participa da solenidade de abertura da 12ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Um dos principais temas do encontro será a necessidade de expansão das redes de metrô e a  requalificação dos trens urbanos no Brasil, uma vez que os avanços no setor requerem a mudança do modelo econômico, incluindo a excepcionalização dos investimentos nos sistemas.

Também serão apresentados os estudos e projetos desenvolvidos em São Paulo, com ênfase na necessidade de dar continuidade à implantação de uma rede metropolitana planejada, sendo fundamental conquistar a compreensão e a participação do Legislativo e a obtenção de um maior engajamento da sociedade civil.

Ao todo serão 36 sessões matinais com estudos técnicos, 18 conferências e mesas de debate vespertinas sobre diversas questões relacionadas ao transporte  que afetam e por isso mesmo interessam diretamente ao cidadão comum dos grandes centros do país.

Participarão especialistas brasileiros e convidados internacionais, entre os quais Gustavo Enrique Gonzalez, do metrô de Caracas, e Walter D. Roux, do metrô de Londres, este último abordando a experiência de Parceria Público Privada  (PPP) naquele sistema.

No dia 01/09, será a vez do secretário dos Transportes Metropolitanos,  Jurandir Fernandes, que estará no painel “Como está sendo garantido o crescimento da malha metroferroviária em São Paulo”.

O Secretário mostrará  o que está sendo feito para garantir a continuidade do avanço do sistema metroferroviário em São Paulo, em termos de recursos, planejamento e projetos desenvolvidos nos últimos 12 anos. Entre eles, o programa de recuperação da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) e a expansão do Metrô.

Serviço

Evento: 12ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Data: 29/08/06 (terça-feira)

Local: Centro de Convenções Frei Caneca, Rua Frei caneca, 596

Horário: 13h30

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos