Transp. Metropolitanos: Projeto TV Estação SP leva informação e entretenimento a passageiros da CPTM

Estações Brás e Barra Funda participam do programa; próxima será a unidade da Luz

sex, 03/02/2006 - 19h00 | Do Portal do Governo

Experiência iniciada na Estação Brás, em 2005, chegou à Barra Funda em janeiro, que recebeu 13 TVs de plasma de 42″.  Próxima será a unidade da Luz

Notícias nacionais e internacionais, reportagens sobre esportes e entretenimento, filmes institucionais da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), publicidade de grandes marcas e filmes com ênfase em responsabilidade social e utilidade pública. Essa é a programação veiculada pelo Projeto TV Estação SP nos 24 monitores de plasma, de 42 polegadas, instalados na estação Brás da CPTM. A iniciativa é resultado da parceria entre CPTM, Trianon Publicidade e Companhia Brasileira de Marketing (Cobram).

Depois da fase experimental, iniciada em abril de 2005 na unidade do Brás, o projeto está sendo ampliado. Acabam de ser instalados 13 monitores na estação Barra Funda e, em abril, a estação da Luz receberá 14 TVs de plasma, após aprovação do Departamento de Preservação Histórica, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico (Condephaat) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, já que em 1982 o complexo arquitetônico da Estação da Luz foi tombado pelo Condephaat.

Também em abril, a unidade da Barra Funda ganhará mais 13 monitores, de acordo com uma segunda fase do projeto para a estação. Ao todo serão 64 TVs de plasma de 42 polegadas. As três estações foram escolhidas pelo grande fluxo de usuários/dia. O intuito da CPTM é oferecer modernos e diversificados meios de informação, cultura e lazer a seus usuários.

A parceria consiste na locação de áreas da CPTM, a Trianon Publicidade e a Cobram disponibilizam a programação e comercializam os espaços publicitários. Ambas investiram R$ 900 mil no projeto, estimado em R$ 1,6 milhão. A partir deste mês, notícias sobre economia, política, esportes, educação, mundo e lazer veiculadas pelo portal Terra também serão apresentadas nas telas da CPTM. Está sendo desenvolvido programa sobre esportes, além de filmes em animação gráfica com destaque em responsabilidade social, utilidade pública e curiosidades.

Mídia avançada

O diretor da Trianon, Marco Bodini, explica que o conteúdo estará dividido em três blocos: institucionais da CPTM; informações operacionais aos usuários – com avisos na TV, com mensagens formadas por gerador de caracteres – ou até mesmo a criação da “Família CPTM” com filmes que trazem de forma didática orientações do tipo ‘fique atrás da faixa amarela’ e ‘é proibido fumar’, entre outras dicas.

“Há também a idéia de produzirmos o programa Dez minutos de fama com os passageiros ou colocar repórter cobrindo os eventos artístico-culturais da CPTM ao vivo, como as apresentações mensais do Rock nos Trilhos, os trabalhos de grafitagem realizados nas dependências da ferrovia e as exposições nos Espaço Cultural Brás, na Estação da Luz ou nas estações da Linha C (Osasco – Jurubatuba)”, diz Bodini. Segundo ele, está em estudo incluir na programação as campanhas da Secretaria de Estado da Saúde. Depois da conclusão do projeto inicial nas três estações (Brás, Barra Funda e Luz), há planos de instalar TVs de plasma também nas unidades da Linha C (Osasco – Jurubatuba).

Da Assessoria de Imprensa da CPTM