Transp. Metropolitanos: Parcerias com prefeituras prosseguem

Mais 11 prefeituras da RMSP formalizaram parcerias para ações integradas de transporte de passageiros

qua, 16/08/2006 - 14h12 | Do Portal do Governo

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e os prefeitos de Carapicuíba, Fuad Gabriel Chucre; Barueri, Rubens Furlan; Cajamar, Messias Cândido da Silva; Caieiras, Névio Luiz Aranha Dártora; Francisco Morato, Andréa Catharina Pelizari Pinto; Franco da Rocha, Marcio Cecchettini; Itapevi, Maria Ruth Banholzer; Jandira, Paulo Bururu Henrique Barjud; Osasco, Emídio Pereira de Souza; Pirapora do Bom Jesus, Raul Silveira Bueno Junior e Santana de Parnaíba, José Benedito Pereira Fernandes, assinaram protocolo de intenções criando os comitês de Transporte Integrado.

Além do município de São Paulo, o primeiro a firmar parceria com o governo do Estado para o setor de transporte e trânsito, cinco municípios da região metropolitana assinaram o protocolo e outros três estão em fase de implantação.

Esses  comitês são o primeiro passo para a formulação de políticas públicas voltadas para projetos de interesse metropolitano, como a integração dos sistemas de transportes coletivos urbanos existentes nos municípios.

Fazem parte de cada Comitê Diretor de Transporte Integrado, representantes da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e órgãos ligados à área de transporte das prefeituras.

Durante o evento o secretário Jurandir Fernandes e o presidente da EMTU/SP, Joaquim Lopes, apresentaram o estudo “Sistema Viário de Interesse Metropolitano” – SIVIM, que entre outras ações, aponta  os caminhos  para que os municípios promovam uma futura integração com a rede metropolitana de transportes, além de intervenções concretas para prioridade do transporte coletivo municipal. Também entregaram produtos originados dele, como o Livro SIVIM Edição 2006 e a versão digital do projeto. 

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos