Transp. Metropolitanos: Novas estações da Linha 2 – Verde do Metrô recebem escadas inteligentes

Com inauguração em março, Chácara Klabin e Imigrantes serão beneficiadas com novo sistema

ter, 21/02/2006 - 18h32 | Do Portal do Governo

Com inauguração em março, Chácara Klabin e Imigrantes serão beneficiadas com novo sistema

Nove escadas com funcionamento diferenciado serão instaladas nas estações Chácara Klabin e Imigrantes, que serão inauguradas em março, na expansão da Linha 2 – Verde. Seis serão colocadas na estação Chácara Klabin e três na estação Imigrantes. Conhecidas como escadas inteligentes, têm o objetivo de reduzir os custos de energia, por meio de sensor ótico no rodapé da escada (que percebe o uso da escada rolante por parte do usuário). O sistema, em cada escada, diminuirá a velocidade de rolagem após 20 segundos sem utilização. A velocidade de rolagem, que é de 0,65 metros por segundo, reduziu para 0,2 m/seg após o período mencionado. Quando o próximo usuário entra na escada, esta retoma a velocidade normal de maneira suave, quase imperceptível.

Essas escadas rolantes apresentam a mesma largura de um metro adotada em todas as demais escadas rolantes do Metrô. Os equipamentos da estação Chácara Klabin têm altura, ou desnível, de 18 metros e o peso é de 10 toneladas, equivalente a 12 carros populares. As novas escadas rolantes são importadas da Espanha, onde foram fabricadas e testadas. As três da estação Imigrantes chegaram dia 12 e as seis da estação Chácara Klabin chegarão nesta semana. A montagem e os testes serão feitos até 20 de março.

Em todas as estações do Metrô, incluindo as novas (Chácara Klabin e a Imigrantes), as escadas rolantes tanto nas plataformas como para o acesso às estações apresentam características especiais para o tráfego intenso de usuários. O material utilizado para a fabricação é resistente, possibilitando o uso por um período de 19 horas diárias, durante todo o ano, com reduzida ocorrência de falhas.

Ipiranga

 A estação, com inauguração prevista para o final deste ano, e que pertence à Linha 2 – Verde, receberá dez escadas rolantes, com mais duas inovações. Em vez de instaladas dentro de uma caixa de concreto, terá uma caixa de inox, como as dos shoppings center. As balaustradas (paredes laterais de proteção do usuário enquanto utiliza as escadas rolantes) serão de vidro de material resistente.

Da Assessoria de Imprensa do Metrô