Transp. Metropolitanos: Natal começa no sábado para centenas de crianças da zona leste

Trata-se do "Natal Pra Valer", iniciativa beneficente promovida pela CPTM , Alstom do Brasil e CDHU

qua, 29/11/2006 - 21h40 | Do Portal do Governo

O Natal chegará mais cedo para 450 crianças e adolescentes da comunidade do Projeto Pantanal, na zona leste, no próximo sábado (02/12). Trata-se do “Natal Pra Valer”, iniciativa beneficente promovida pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Alstom do Brasil e CDHU (Cia. de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

A animação começa, às 8 horas, com a distribuição de crachás e coletes para a garotada. De ônibus, o grupo partirá para a Estação Eng°. Goulart, onde 40 papais-noéis e ajudantes (funcionários voluntários da Alstom) recepcionarão as crianças em uma composição exclusiva, reservada pela CPTM. O trem sairá às 9h20, com destino ao Espaço Cultural Brás. Lá, serão recebidos pelos batuques da Escola de Samba das Vilas de São Miguel Paulista e participarão de várias atrações culturais e recreativas, das 10h às 13h30.

O espaço cultural, que estará decorado com peças artesanais feitas com material reciclável, será palco de um espetáculo teatral sobre o tema meio-ambiente. Após a apresentação, haverá performances radicais de skate realizadas por atletas profissionais. O grau de dificuldade, etapas e os riscos de cada manobra serão comentados por um skatista-apresentador.

Durante a programação, as crianças poderão fazer tatuagens temporárias e esculturas com bexigas. No final do evento, os jovens ainda participam de um workshop sobre os quatro elementos da cultura hip-hop: graffiti, dança (break), MC’s e DJ’s.

Um dos momentos marcantes acontecerá após o meio-dia, quando será entregue uma sacola de presentes a cada criança. Os itens foram oferecidos pelos empregados da Alstom, que obtiveram, com antecedência, o nome, número de calçado e roupas de cada jovem. Além disso, a família de cada criança receberá uma cesta básica, doada pela Alstom, que será entregue pelas entidades parceiras.

A organização do evento conta com a colaboração de mais de 100 pessoas, entre voluntários e monitores das empresas e da própria comunidade. A mobilização também envolve as seguintes entidades: CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional – Vl. Jacuí), NUA (Nova União da Arte – Projeto Cabruêra) e Grêmio Recreativo Cultural e Social União das Vilas de São Miguel Paulista.

Estão confirmadas as presenças de representantes da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, da CPTM, Alstom, CDHU e lideranças comunitárias.