Transp. Metropolitanos: Metrô registra queda no número de ocorrências de segurança

Melhoria é resultado de estratégias adotadas

ter, 10/10/2006 - 20h44 | Do Portal do Governo

O Metrô obteve em setembro, os melhores números relacionados à segurança pública no sistema metroviário desde 1998. Essa melhora nos índices foi resultado de uma série de estratégias adotadas, como a ação de agentes à paisana em circulação pelas estações e trens e o uso de novas tecnologias, entre elas as câmeras digitais e a operação de bilheterias blindadas.

Os números mais recentes mostram que as ocorrências nas estações e trens do Metrô, considerando roubos e tentativas de roubo às bilheterias, furtos ou roubos e tentativas de furto ou de roubo aos usuários, conflito entre torcidas e desentendimentos entre usuários, despencaram de uma média mensal anual de 597 registros em 1998 para 186 em 2006 (considerando os números  apurados até setembro), uma queda de 70%.

Os roubos e tentativas de roubo às bilheterias, que tiveram seu pico em 1999, com média mensal de 31 ocorrências, hoje estão em 11, uma queda de 63%, se comparados a anos anteriores.

Outro número positivo aparece quando são comparados os registros de ocorrências por milhão de passageiros transportados (roubos e tentativas de roubo às bilheterias, furtos ou roubos e tentativas de furto ou de roubo aos usuários, conflito entre torcidas e  desentendimentos entre usuários, entre outros tipos ocorrências).

O Metrô, que transporta atualmente 2,8 milhões de passageiros por dia, em média, apresentou, até setembro, 2,9 ocorrências diárias. Em 1998, ano em que a Companhia atendia a 2,3 milhão de usuários por dia, eram anotados 9,7 crimes por milhão de passageiros transportados. O resultado verificado esse ano corresponde a uma diminuição de 71% entre 1998 e 2006.

Novos recursos aumentam a segurança no Metrô       

As imagens digitais de criminosos que atuam no Metrô, captadas pelas 217 câmeras voltadas para a segurança pública nas estações, são transformadas em cartazes distribuídos nas estações e delegacias e, somente em 2006, possibilitaram a prisão de 91 procurados. As 505 câmeras da segurança operacional, que controlam o fluxo de pessoas e a circulação de trens, também são utilizadas pelo Departamento de Segurança do Metrô, para agilizar as ações dos agentes.

Até o final deste ano, o Metrô vai inaugurar um espaço reservado para cuidar somente da segurança pública nas estações e, para isso, vai implantar mais 138 câmeras. Ao todo, 860 câmeras vão monitorar o sistema metroviário.    

As bilheterias blindadas, implantadas em 6 estações, têm funcionado como fator inibidor para ações criminosas, garantido segurança a usuários e funcionários, pois nenhuma bilheteria blindada registrou tentativas de roubo. Até o fim de dezembro, 12 estações da Linha 3- Vermelha, no trecho entre Pedro II e Corinthians/Itaquera receberão a blindagem.

 Entre as estratégias operacionais adotadas para evitar os conflitos entre torcidas nas estações, o Departamento de Segurança do Metrô monitora os sites de torcida o que permite ações preventivas em dias de jogos.

Do Metrô