Transp. Metropolitanos: Metrô realiza simulado de incêndio na estação Campo Limpo linha 5

Vinte pessoas, entre figurantes, funcionários da brigada de emergência do Metrô participaram do simulado

ter, 10/10/2006 - 19h09 | Do Portal do Governo

O Metrô realizou nesta terça-feira (10/10) seu 3º simulado de incêndio e salvamento neste ano. O exercício aconteceu na estação Campo Limpo da Linha 5 – Lilás (Capão Redondo – Largo Treze).

O ensaio preventivo, iniciado às 10h45, teve dez minutos de duração e foi realizado de acordo com o planejado. Houve uma simulação de princípio de incêndio no circuito elétrico do 6º vagão de um trem em movimento entre as estações Vila das Belezas e Campo Limpo, sentido Capão Redondo.

Participaram do simulado 20 pessoas, entre figurantes, funcionários da brigada de emergência do Metrô, do Corpo de Bombeiros, e do Centro de Controle Operacional da Linha 5.

Na simulação iniciada durante o trajeto, um dos “usuários” notou a presença de fumaça (que foi gerada por uma máquina portátil) no interior do vagão e acionou o botão de emergência. O operador do trem avisou o Centro de Controle Operacional, que solicitou que um funcionário da Estação Campo Limpo se encaminhasse à plataforma para uma averiguação.

Constatado o princípio de incêndio, todas as providências foram tomadas com o acionamento da Brigada de Emergência da estação, e o Centro de Controle adotou as estratégias operacionais baseado nas informações cedidas pelo chefe da brigada de emergência.

Como parte da simulação, três dos cinco figurantes presentes no interior do 6º carro foram vítimas de queimaduras e asfixiamento e tiveram de ser retirados de maca. Os outros dois figurantes sofreram mal súbito e sairam andando do interior do carro com a ajuda de funcionários do Metrô.

Os usuários foram avisados do simulado com antecedência, por meio de faixas, cartazes e mensagens sonoras. Aproximadamente 100 pessoas assistiram ao exercício, entre metroviários, bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, usuários e funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A iniciativa teve como objetivo avaliar a atuação conjunta dos brigadistas do Metrô e do Corpo de Bombeiros em caso de ocorrência de incêndio nas estações e  trens.

Este foi o 30º simulado de incêndio da história do Metrô. O primeiro  ocorreu no ano de 1988, na Estação Santa Cruz da Linha 1 – Azul. Atualmente são realizados quatro exercícios por ano nas estações do Metrô.

Do Metrô