Transp. Metropolitanos: Metrô prepara 80 estagiários para o mercado de trabalho

Integrantes do Programa de Educação para o Trabalho têm entre 16 e 21 anos

seg, 15/05/2006 - 16h51 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metrô iniciou nesta segunda-feira, dia 15, um treinamento com o objetivo de preparar para o mercado de trabalho, 80 estagiários integrantes do Programa de Educação para o Trabalho (PET), após o término do atual contrato de prestação de serviço no Metrô. Os estagiários, com idades entre 16 e 21 anos, estão no Metrô há cerca de seis meses, em média, e foram selecionados em um convênio firmado com a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de São Paulo (SERT).

Esses jovens, que atuam nas áreas administrativas da empresa, participarão do treinamento “Habilidades Capitais”, desenvolvido pela Gerência de Recursos Humanos do Metrô em parceria com o Instituto Via de Acesso. O treinamento é dividido em seis módulos-temas: “Comunicação Escrita”, “Comunicação e Expressão Verbal”, “Marketing Pessoal eProcessos Seletivos”, “Relacionamento Interpessoal” e “Trabalho em Equipe”.

Os estagiários serão divididos em seis turmas e as aulas serão ministradas por especialistas em educação ligados ao Instituto Via de Acesso, com 15 horas no total. O treinamento será na sede do instituto, localizado na rua Brigadeiro Luiz Antônio, nº 2050, 12º andar, no bairro da Bela Vista. A previsão para o término de todas as turmas é até a primeira semana de junho.

Desde que foi criado, em abril de 2004, 160 jovens foram selecionados para o PET. Até o final desse ano, 14 novos estagiários, entre eles 11 adolescentes da FEBEM, serão incorporados ao programa. Como benefícios, os jovens do PET recebem cesta-básica, vale-refeição, vale-transporte, bilhete de serviço do Metrô, o que garante o acesso livre às estações e seguro de vida, este garantido pela SERT. Os estagiários trabalham de 4 a 6 horas por dia, em média.