Transp. Metropolitanos: Metrô assina convênio de cooperação técnica com Mackenzie

Iniciativa deve produzir novas soluções urbanísticas para o desenvolvimentos de projetos metroviários

qui, 23/11/2006 - 11h38 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metrô, por intermédio de sua Universidade Corporativa (Unimetro), assina nesta quinta-feira, dia 23, convênio de cooperação técnica com a Universidade Mackenzie.

“Essa parceria vai possibilitar a realização de estudos, pesquisas e projetos de intervenção e revitalização dos espaços públicos, além de contribuir para o aperfeiçoamento técnico e extensão universitária”, destaca o presidente do Metrô, Luiz Carlos David.

A partir da formação de um laboratório experimental de projetos urbanos, sediado na Universidade Mackenzie, cerca de 25 pessoas, entre professores-doutores, profissionais da área de Arquitetura do Metrô e alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, irão realizar pesquisas que subsidiem ações no desenvolvimento de projetos do Metrô. A duração da parceria é de cinco anos, a contar da data de assinatura do convênio.

Projeto Pioneiro

A primeira pesquisa a ser desenvolvida pelo convênio Metrô-Mackenzie é a “Análise das Potencialidades Urbanas e Construtivas dos Espaços da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo”, cujo objetivo é o levantamento de possibilidades construtivas nos  espaços residuais ao longo da Linha 3-Vermelha (Palmeiras/Barra Funda Corinthians/Itaquera).

Criados em decorrência de intervenções urbanas no passado, esses espaços hoje subutilizados ao longo da linha serão revistos tendo em vista o desenvolvimento de intervenções urbanas contemporâneas. Há a possibilidade já vislumbrada de se realizar um projeto que utilize o espaço aéreo existente sobre a via do Metrô para construir residências ou edifícios institucionais, com a finalidade de abrigar hospitais, bibliotecas e escolas.

O evento contará com a presença do reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Manassés Claudino Fonteles; do presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Luiz Carlos David; do diretor presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Marcos José de Almeida Lins; e da diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Nádia Somekh.

Do Metrô