Transp. Metropolitanos: Metrô apresenta arte de Eli Tosta em exposição sobre temas amazônicos

Exposição começa na próxima semana e vai até o dia 30 de novembro na Estação República

sex, 27/10/2006 - 19h14 | Do Portal do Governo

Com Exposições retratando o Brasil em museus da França, Itália e Mônaco, a artista plástica Eli Tosta mostra ao público de São Paulo toda a sua intimidade  com as comunidades e o folclore da floresta, através da Exposição “Raízes da Amazônia” .

As instalações da artista ocuparão área de 500 m2 na Estação República do Metrô, numa iniciativa que visa popularizar a arte e sensibilizar o público quanto às questões ambientais e suas implicações com a responsabilidade social.

Para mostrar a riqueza da biodiversidade amazônica e a cultura de seu povo, Eli Tosta utiliza-se das lendas mais importantes da maior selva do mundo, apresentadas com materiais da região e a mesma sensibilidade que emociona o público europeu e lhe rendeu importantes  prêmios  internacionais. “Será uma ótima oportunidade para o público da maior região  metropolitana na América do Sul  conhecer um pouco da outra metade do Brasil” – observa a artista.

Instalações Apresentam Lendas da Amazônia

Elemento Terra

Abordará a Lenda do Guaraná, que será representada por meio de mandalas – com a utilização de argilas, sementes, folhas secas e areia dos rios amazônicos – onde os circulantes serão remetidos ao coração da terra.Elemento Ar

Contará a Lenda do Uirapuru, utilizando luzes, transparências e objetos indígenas. Com movimentos sutis, transparências e luz ; enviará os visitantes  ao Ritual dos Ventos.Elemento Fogo

Através de totens e pedras semi-preciosas, exibirá a Lenda de Tupã, o Rei Sol.

A conjunção dos elementos Ar e Fogo e a sua transmutação levará o público a refletir sobre o milagre da vida, firmando assim a evolução dos elementos.

Elemento Água

Retratará a lenda de Iara, a Mãe das Águas, através de uma galeria de vidros transparentes com água, representando os rios da Amazônia.

A instalação propõe-se a colocar o público em contato com a “margem do outro lado do rio”, conscientizando-o sobre uma complexa problemática planetária : a falta de água potável.

Intimidade Com A Floresta

Eli conheceu a Amazônia quando, após terminar sua pós-graduação em Arte Bizantina, em Roma, pesquisava corantes naturais para suas telas. Daí em diante, resolveu   criar peças a partir de materiais descartáveis  locais (cascas, cipós, troncos, sementes, etc…) e ensinar às comunidades da região como produzí-las em larga escala, para sua venda como brindes exclusivos  a grandes coorporações, com o nome de “Produtos Sociais”.

O sucesso da iniciativa, chamada  de “Comércio Justo”, formou milhares de artesãos de norte a sul do país, gera renda  em mais de 800 comunidades e leva a elas a auto-estima e a Eli Tosta (sentada) com uma comunidade esperança.

Suas intensas e freqüentes pesquisas e encontros com as comunidades levam Eli Tosta a cruzar o País continuamente e a entender o pensamento e os valores das populações.

Serviço :

Exposição “Raízes da Amazônia , com instalações de Eli Tosta.

Quando : 1º a 30 de novembro

Onde : Espaço Cultural da Estação República do Metrô.

Produção : ADDICTMC   addictmc@addictmc.com.br   www.addictmc.com.br 11 4931-3210 / 11 8182-0053

Do Metrô