Transp. Metropolitanos: Metrô apresenta a “nova” estação Armênia

A estação recebe nesta sexta-feira, dia 24, diversas melhorias, que fazem parte do projeto "Renova Armênia".

qui, 23/03/2006 - 19h03 | Do Portal do Governo

A estação Armênia da Linha 1- Azul (Jabaquara-Tucuruvi) do Metrô acaba de ganhar nova aparência. Amanhã, sexta-feira, dia 24, as 50 mil pessoas que circulam diariamente pela estação e pelo terminal de ônibus intermunicipais encontrarão diversas melhorias. Elas fazem parte do projeto “Renova Armênia”.

O Metrô trocou o calçamento na área do terminal de ônibus e no  entorno da estação, cercou com gradil a área do terminal para impedir o  comércio irregular praticado por ambulantes e a entrada de veículos não  autorizados. Também reformou as bilheterias e pintou o teto da estação,  além de recuperar o piso, proporcionando mais comodidade para os usuários e também para os funcionários do Metrô.

Para melhorar a acessibilidade, o Metrô executou o rebaixamento de guias das calçadas e adaptou os sanitários públicos para as pessoas portadoras de deficiência. A estação Armênia já dispõe de dois elevadores especiais que levam os usuários do mezanino até as plataformas.

Revitalização dos jardins

Outro destaque da “nova” estação Armênia são os jardins. As plantas que em breve deverão cobrir os jardins com as cores verde, amarelo, rosa e branco, entre outras, foram escolhidas por um grupo de especialistas do Metrô. Foram plantadas mudas de lírio, íris, pinheiro-budista, bromélia, hera, mini-rosa e gramado do tipo esmeralda.

O Metrô reformou quatro canteiros centrais, próximos à estação Armênia, sob a via elevada, no leito da avenida do Estado, sentido  estação Tietê. Somados aos dois que já existiam, ao sul e ao norte da estação, os canteiros contam agora com uma maior diversidade de arbustos e herbáceas.

Projeto Cortina Verde

Preocupado com o meio-ambiente e com o objetivo de melhorar o padrão paisagístico da cidade, o Metrô participa, juntamente com a Prefeitura de São Paulo, do Projeto Cortina Verde. A partir do mês de abril, atendendo às diretrizes dessa parceria, cinco torres de ventilação e cinco saídas de emergência da Linha 1- Azul receberão o plantio de 500 mudas de falsa-vinha.

Essa iniciativa, além de melhorar o aspecto visual das edificações, pretende impedir a ação de pichadores. As torres de ventilação das estações Praça da Árvore e Liberdade, que já contavam com a falsa-vinha em suas paredes, serviram como inspiração ao Projeto Cortina Verde.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô