Transp. Metropolitanos: Linha 5 do Metrô vai operar aos sábados

Início da operação será no próximo sábado, dia 4 de março

qua, 01/03/2006 - 15h49 | Do Portal do Governo

Início da operação será no próximo sábado, dia 4 de março

O Metrô vai ampliar o atendimento na Linha 5- Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) a partir do dia 4 de março, próximo sábado . O horário de funcionamento será o mesmo dos dias úteis, de 4h40 às 24h.

A Linha 5, com 8,4 quilômetros e seis estações (Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze), transportou mais de 13 milhões usuários em 2005.

Desde a sua inauguração em 2002, assim como ocorreu com as demais linhas metroviárias, a Linha 5-Lilás tem aumentado gradativamente o número de passageiros transportados à medida que amplia o horário comercial.

Atualmente, a demanda média diária dessa linha é de 53 mil usuários, com 13 mil oriundos da integração gratuita com a CPTM, por meio da Linha C (Osasco-Jurubatuba) na estação Santo Amaro. Aos sábados, a demanda deverá chegar a 30 mil pessoas.

A Linha 5 também pode ser acessada por meio de 16 linhas de ônibus intermunicipais que fazem integração física nas estações Capão Redondo e Campo Limpo. Esses ônibus atendem os municípios de Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra.

O recorde diário de demanda da Linha 5 foi atingido no dia 06/03/2005, com o atendimento de 66 mil usuários. A conexão da Linha 5- Lilás com as demais linhas do Metrô pode ser feita por intermédio de vans da Ponte Orca, que fazem ligação gratuita entre a estação Cidade Universitária (CPTM) e a estação Vila Madalena, da Linha 2- Verde do Metrô.

As previsões do Metrô são de que a linha 5 vá atingir a plenitude operacional em 2012, assim que interligar-se com as linhas 1- Azul, na estação Santa Cruz, e com a linha 2- Verde, na estação Chácara Klabin(que será inaugurada em março próximo). Essas interligações ocorrerão após a implantação do trecho final do projeto da Linha 5, entre a estação Largo Treze, em Santo Amaro, e a Chácara Klabin, passando por Santa Cruz. Quando essas integrações estiverem concretizadas, a demanda diária da linha 5 deverá ser de 650 mil usuários, na média dos dias úteis.

A frota da Linha 5 é composta atualmente por oito trens (todos adaptados para o acesso de pessoas portadoras de deficiência), dotados de ar- condicionado e alimentados por rede aérea (sistema suspenso de fornecimento de energia elétrica, com uso de catenária nos trens), o que aumenta a segurança dos usuários.

Nos horários de maior oferta de trens, o intervalo programado entre as composições é de 383 segundos e a viagem entre a estação Capão Redondo a Largo Treze leva cerca de 13 minutos. Pelo viário, a mesma viagem demora cerca de 30 minutos. Com arquitetura moderna, as seis estações da Linha 5 são dotadas também de recursos atualizados para o atendimento do público em geral e dos portadores de necessidades especiais.

Na mais recente pesquisa “Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo”, concluída em novembro passado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), a Linha 5- Lilás obteve o conceito excelente/bom de 89% dos usuários.

Estação Campo Limpo do Metrô tem posto do Acessa São Paulo

O Metrô, em parceria com a Imprensa Oficial e a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), inaugurou mais um posto do Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado, na estação Campo Limpo da Linha 5 do Metrô. O outro posto funciona na estação Sé, local de integração entre a Linha 3- Vermelha (Corinthians/Itaquera- Barra Funda) e a Linha1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi).

Os 53 mil usuários/dia da Linha 5 têm acesso gratuito a 11 computadores e Internet livre. O Posto Público de Acesso à Internet (POPAI) está instalado na área paga do mezanino dessa estação e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.

O tempo de uso é de 20 minutos e poderá ser prorrogado se não houver fila de espera. A população pode realizar gratuitamente diversos serviços no posto, como enviar e receber e-mails, elaborar currículos, procurar vagas de emprego, desenvolver pesquisas escolares e fazer cursos a distância.

O POPAI na estação Campo Limpo conta com quatro estagiários do Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Emprego, da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que monitoram a utilização dos equipamentos, além de dois supervisores, todos contratados pelo Metrô.

Qualquer pessoa pode se cadastar no POPAI. Jovens com idade de 12 a 15 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis para fazer o cadastro e menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou de responsável quando forem utilizar os computadores.

O cadastro é feito na hora, na própria estação, sendo necessário a apresentação do RG e o fornecimento de dados pessoais. Já a estação Largo Treze da Linha 5 conta com com um posto de Achados e Perdidos que atende de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, exceto feriados. O posto de Largo Treze tem comunicação com o posto de Achados e Perdidos da estação Sé.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô