Transp. Metropolitanos: Linha 1- Azul do Metrô já está totalmente integrada ao Bilhete Único

Uma semana antes do prazo estipulado, o bilhete integrado começará a valer em mais sete estações da Linha 1 - Azul

sex, 24/03/2006 - 18h10 | Do Portal do Governo

A partir de deste sábado, dia 25, uma semana antes do prazo inicial, todas as 23 estações da Linha 1-Azul do Metrô(Jabaquara-Tucuruvi) já estarão integradas ao Bilhete Único.

Nas sete últimas estações desta linha onde o sistema ainda não estava liberado (Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde, São Judas, Conceição e Jabaquara), os validadores do cartão entrarão em operação neste sábado.

Agora, duas das quatro linhas do Metrô em operação já estão totalmente integradas ao novo sistema. Os usuários já podem embarcar com o Bilhete Único nas 8 estações da Linha 2- Verde (Ana Rosa – Vila Madalena) ou em qualquer uma das 23 estações da Linha 1-Azul.

Linha 3 – Vermelha

Com a integração do Bilhete Único concluída nas estações das linhas 1 e 2 do Metrô, a prioridade é a instalação dos leitores do cartão magnético em todas as estações da Linha 3-Vermelha(Corinthians/Itaquera – Barra Funda).

No momento, duas das estações de maior movimento desta linha, Barra Funda e Sé, já operam com o Bilhete Único. A partir de amanhã, o sistema também entrará em operação na estação Brás. Nas outras 15 estações da Linha 3, o Bilhete Único entrará em operação de forma gradativa.

A previsão inicial do Metrô é de que já no próximo dia 8 de abril as estações Itaquera, Artur Alvim, Patriarca, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde e Penha estejam aceitando o Bilhete Único. No sábado seguinte, dia 15, o embarque com o cartão deverá estar liberado nas estações Carrão, Tatuapé, Belém, Bresser, Pedro II e Anhangabaú. Já no dia 22 de abril, será a vez das estações República, Santa Cecília e Marechal Deodoro aderirem ao novo sistema, concluindo assim a integração na Linha 3.

Transferências gratuitas

Mesmo com a implantação do Bilhete Único no sistema metroviário, todos os benefícios atuais concedidos aos passageiros continuam garantidos. As transferências gratuitas entre o Metrô e os trens da CPTM (que ocorrem atualmente nas estações Brás, Luz, Barra Funda e Santo Amaro), assim como na ponte ORCA, continuarão existindo nos moldes existentes.

Além disso, as gratuidades e passes especiais vigentes no Metrô continuam valendo com os mesmos bilhetes e condições oferecidas. Vale lembrar que o valor da tarifa integrada do Bilhete Único é de R$ 3,00 e dá direito a até quatro viagens, no período de duas horas, sendo um embarque no Metrô ou nos trens da CPTM e outros três nos ônibus municipais.

Departamento de Imprensa do Metrô