Transp. Metropolitanos: Governo paulista implanta mais uma Ponte Orca, a interligação gratuita entre

Ponte Orca começa a funcionar a partir desta segunda-feira, dia 27

sex, 24/11/2000 - 17h52 | Do Portal do Governo

Ponte Orca começa a funcionar a partir desta segunda-feira, dia 27

Começa a funcionar na próxima segunda-feira, dia 27, mais uma Ponte Orca, um serviço oferecido pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo que permite a interligação gratuita, por meio de vans, entre estações do Metrô e da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Desta vez, o serviço atenderá os passageiros das estações Vila Madalena, da Linha 2 – Verde (Vila Madalena – Ana Rosa) do Metrô, e Barra Funda, da Linhas A (Luz – Francisco Morato) e B (Júlio Prestes – Itapevi) da CPTM, possibilitando a integração gratuita entre os dois meios de transporte, ou seja, o usuário que sair do trem e utilizar a van não precisa pagar nova tarifa para entrar no metrô. O mesmo vale para a viagem inversa.

Estima-se que cerca de seis mil pessoas sejam beneficiadas diariamente. Para utilizar a Ponte Orca, o passageiro deve retirar uma senha na área paga das respectivas estações. A princípio, a interligação entre Vila Madalena e Barra Funda funcionará com 16 vans, mas essa quantidade deve aumentar para 40. O intervalo entre as vans será de três minutos, nos horários de pico, e de seis minutos, nos horários de vale. O percurso, realizado em cerca de 20 minutos, não terá paradas intermediárias.

O serviço, que já existe desde agosto entre as estações Cidade Universitária da CPTM e Vila Madalena do Metrô, é realizado pelos Operadores Regionais de Coletivos Autônomos – Orcas, denominação dada pela STM aos antigos perueiros intermunicipais, através da criação de um serviço especial com comunicação visual padronizada para que não sejam confundidas com os veículos clandestinos.