Transp. Metropolitanos: Estação da Luz recebe mais seis telefones públicos

A iniciativa é resultado de estudo, reforçado pela solicitação de usuários da CPTM

qui, 09/02/2006 - 11h37 | Do Portal do Governo

A iniciativa é resultado de estudo, reforçado pela solicitação de usuários da CPTM

A CPTM instalou mais seis telefones públicos para melhor atender os usuários na estação da Luz. Os aparelhos estão disponíveis no saguão subterrâneo 2, no acesso para a rua José Paulino. A iniciativa partiu de um estudo que apontou a necessidade desses aparelhos naquela área da estação, reforçado pela solicitação de usuários encaminhadas à Central de Atendimento ao Usuário da CPTM.

Com base na análise dos locais que realmente precisam dos equipamentos e em atendimento às manifestações da própria população, a empresa iniciou, em dezembro de 2004, um programa de implantação de telefones de uso público (TUP) adicionais nas estações.

Telefones especiais

A próxima estação a contar com o TDD (Telecomunication Device for the Deaf), aparelho de telecomunicação que possibilita a comunicação por telefone entre pessoas com deficiência auditiva ou de voz, será Rio Grande da Serra, na Linha D (Luz – Rio Grande da Serra).

Atualmente, são 39 estações com essa tecnologia: Jundiaí, Piqueri, Pirituba, Luz, Barra Funda, Água Branca, Vila Clarice, Francisco Morato, Lapa A, Lapa B, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Guaianazes, Mogi das Cruzes, Antônio Gianetti, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Calmon Viana, Aracaré, Jundiapeba, Brás Cubas, Mooca, Ipiranga, Tamanduateí, São Caetano, Prefeito Saladino, Santo André, Mauá, Santo Amaro, Granja Julieta, Morumbi, Berrini, Vila Olímpia, Cidade Jardim, Hebraica-Rebouças, Pinheiros, Cidade Universitária, Villa Lobos-Jaguaré e Ceasa.

Lançado em 2001, o TDD consiste em um teclado e um pequeno monitor de cristal líquido. O aparelho pode se interligar a outro TDD, com um telefone fixo convencional ou até mesmo um celular. Nos dois últimos casos, ligando para o número 142, a comunicação é intermediada pela telefonista da operadora de telefonia local.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos