Transp. Metropolitanos: Estação Corinthians-Itaquera do Metrô ganha unidade do Poupatempo

O Metrô cedeu o terreno anexo à estação Itaquera para a construção da obra. No Poupatempo Itaquera serão oferecidos mais de 300 serviços

qui, 28/09/2000 - 18h22 | Do Portal do Governo

O Metrô cedeu o terreno anexo à estação Itaquera para a construção da obra. No Poupatempo Itaquera serão oferecidos mais de 300 serviços

A estação Corinthians-Itaquera do Metrô completa 12 anos de operação comercial no próximo dia 1º. Como presente, os usuários e a população da região ganharão, até o final do mês, o Poupatempo Itaquera.

Nesta nova unidade do Poupatempo serão oferecidos mais de 300 serviços tais como: emissão de Carteiras de Identidade e de Trabalho, requisição de seguro-desemprego, cadastramento para intermediação de mão-de-obra, serviços ligados ao Detran e ao Procon. A previsão é que sejam realizados 14 mil atendimentos/dia, por cerca de 600 funcionários, que trabalharão em dois turnos (manhã e tarde).

O Poupatempo, que já conta com outras cinco unidades em funcionamento, na Capital e no Interior, é um projeto do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Secretaria do Governo e Gestão Estratégica e administrado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

A implantação do Poupatempo Itaquera, que com seus 10 mil metros quadrados será o maior posto em funcionamento, conta, ainda, com a parceria do Metrô, empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que cedeu o terreno anexo à Estação Itaquera para a construção da obra.

A estação Corinthians-Itaquera sempre levou muitas novidades à região. Logo que o Metrô foi inaugurado, os usuários e a população também receberam a ‘Estação Economia’, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Metrô, que oferece alimentos com preços acessíveis e de qualidade.

O dia-a-dia da estação mudou ainda mais com a implantação do projeto ‘Centro para Promoção de Produtos e Negócios-CEPPRON’, a partir de 9/10/1998. Por estar próximo ao terminal urbano, os usuários não precisam alterar seu caminho para usufruir desse serviço. Lá, eles encontram um ‘mix’ de lojas de vestuário, calçados, presentes, artigos esportivos, importados, serviços e alimentação. Para a estação, escolhida como ‘piloto’, o saldo é positivo, pois com o CEPPRON o problema enfrentado com os vendedores ambulantes foi resolvido, melhorando a limpeza da estação e a segurança dos usuários e do sistema.

Atualmente, a estação Corinthians-Itaquera recebe 75 mil usuários/dia. Esse número já foi maior, chegando a 85 mil, dos quais 40mil só no ‘pico’ da manhã. Após a entrada em operação do Expresso Leste da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM (27/5/2000), o número de usuários no ‘pico’ não foi alterado, mas houve queda no número total de entradas, o que aliviou o trabalho dos 60 funcionários da estação.