Transp. Metropolitanos: Estação Alto do Ipiranga do Metrô terá cobertura de vidro

Nova estação da Linha 2- Verde contará com inovações da construção

qua, 01/11/2006 - 21h19 | Do Portal do Governo

A futura estação Alto do Ipiranga, que está em construção e deverá ser entregue à população em março de 2007, terá algumas novidades em sua arquitetura: o mezanino metálico (que recebeu o nome de passarela de transferência) e a cobertura de vidro.

A passarela metálica será posicionada sobre a via e suspensa por tirantes presos ao teto da estação, criando uma condição espacial que permite flexibilidade na distribuição dos usuários à plataforma, por meio de escadas metálicas e rolantes.

Ela receberá uma pintura especial com capacidade de diminuir a propagação do calor na estrutura. A outra novidade, a cobertura cônica de vidro, apoiada sobre estrutura metálica, possibilitará a iluminação natural no interior da estação. Essas são iniciativas pioneiras da Companhia, que dispensam a utilização de fôrmas e armações de ferro e possibilitam que a obra siga seu andamento enquanto a empresa de estruturas metálicas produz o material solicitado.

Outra característica é que a estação ficará no próprio poço escavado para início dos trabalhos, o que exigirá que as escadas de acesso sejam instaladas em vigas de concreto fixadas no fundo da estação.

Andamento das obras

Até 30 de novembro próximo está prevista a conclusão da concretagem das plataformas, até 20 de dezembro, das escadas fixas e dos espaços destinados à instalação das escadas rolantes e do elevador para portadores de deficiência, e até 3 de janeiro de 2007, do mezanino.

Localizada no quadrilátero formado pela avenida Dr. Gentil de Moura e ruas Visconde Pirajá, Dona Leopoldina e Gama Lobo, a futura estação Alto do Ipiranga teve projeto concebido de forma que a sua construção tivesse baixo custo social, com o menor número possível de desapropriações, e causasse a menor interferência no trânsito local.

O início da obra foi marcado pela escavação do poço de serviço com 34 metros de profundidade e 32 metros de diâmetro, que serviu para a entrada de homens e equipamentos.

No poço foram escavados dois túneis com 263 metros quadrados de secção, em NATM, que é o túnel de mineração, e na escavação foram retirados cerca 56 mil metros cúbicos de terra, o equivalente a 100 mil toneladas. Para a conclusão da laje do fundo da estação, foram utilizados 3.000 metros cúbicos de concreto, o equivalente a 375 caminhões betoneiras.

A estação Alto do Ipiranga terá dois acessos, dois guichês de bilheteria, sete bloqueios, sete escadas fixas, dez escadas rolantes e três elevadores. As plataformas laterais terão largura de 4,60 metros e comprimento de 136 metros. A implantação do hall de bilheterias e bloqueio será no nível da rua, juntamente com as salas operacionais da estação.

Do Metrô

C.M.