Transp. Metropolitanos: EMTU/SP melhora sua gestão econômico-financeira

Os índices de janeiro são os melhores dos últimos 10 anos

sex, 24/02/2006 - 17h43 | Do Portal do Governo

Os esforços da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP – para melhorar seu desempenho sobre a gestão econômico financeira e administrativa da empresa começam a surtir efeito. Os Índices de Liquidez Geral e de Margem Bruta apurados no mês de janeiro foram os melhores dos últimos 10 anos, graças às várias ações que a gerenciadora vem promovendo.

Para o Índice de Liquidez Geral, cuja finalidade é medir a capacidade da empresa em saldar seus compromissos a curto e longo prazos, a EMTU/SP atingiu o número de 0,90, isto é, quase 1 para 1. Isso significa que a empresa encontra-se em uma situação razoavelmente confortável em relação ao pagamento de suas dívidas. No mês anterior o índice registrado foi 0,84 e em 1995, de 0,79.

O Índice de Margem Bruta que mede a capacidade da empresa em absorver os custos com as atividades ligadas à operação do sistema como fiscalização, planejamento, envolvendo mão-de-obra, equipamentos, entre outros, subiu significativamente: no mês de dezembro o índice apurado foi de 0,16 e em janeiro, 0,41. Há 10 anos o número registrado foi de 0,02.

Para alcançar estes resultados a empresa adotou diversas medidas como objetivo de reduzir custos e aumentar a receita. A EMTU/SP deixou de emitir e comercializar o vale-transporte, o que causou forte impacto na redução das contas da empresa que atualmente não gasta mais com a compra dos passes, mobilização de mão-de-obra, serviços de custódia, transporte e despesas financeiras diversas, como CPMF por exemplo.

Outras ações que contribuíram para os resultados positivos na gestão econômico-financeira e administrativa da EMTU/SP foram os ajustes realizados no quadro de pessoal e a busca por novas receitas, como a locação dos espaços nos Terminais Metropolitanos, para fins comerciais.

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP