Transp. Metropolitanos: EMTU/SP implanta novas estações de embarque na RMC

Serão 42 estações de embarque na região Noroeste de Campinas

seg, 08/05/2006 - 21h00 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP começará neste mês a implantação de 42 estações de embarque na região Noroeste de Campinas: 24 serão instaladas em Santa Bárbara d´Oeste, 16 em Americana e duas em Nova Odessa. Esta medida faz parte da estruturação do transporte metropolitano por ônibus na região Noroeste da Região Metropolitana de Campinas, onde será construído também o Corredor Metropolitano que atenderá 75% da demanda de passageiros que utilizam este serviço.

As novas estações são equipadas com cobertura, bancos fixos, piso tátil para auxiliar os portadores de deficiência visua,l e comunicação visual no padrão metropolitano. No total, a RMC receberá 230 estações.

Pro-Pólos

No dia 5 de maio começaram as obras do Programa de Revitalização dos Pólos de Articulação Metropolitana – Pro-Pólos no município de Santa Bárbara d’Oeste, cujas intervenções serão realizadas em área de aproximadamente 14.400 metros quadrados, incluindo tratamento viário e urbanístico ao longo de 220 metros da Av. Santa Bárbara, entre as avenidas da Indústria e Alfredo Contato, na altura do Shopping Tívoli.

O programa visa melhorar a acessibilidade ao transporte público nos principais núcleos urbanos onde há concentração de atividades econômicas, sociais e de serviços.Neste município serão construídas duas pistas exclusivas de embarque e desembarque em plataformas de 18 cm de altura e 3,60 metros de largura, uma para cada sentido, propiciando mais conforto e segurança aos usuários. Nas plataformas serão instalados seis abrigos, em cada uma, no padrão metropolitano, com bancos, lixeiras, cobertura e rampas de acesso, além do tratamento urbanístico e iluminação do entrono.

O Programa Pro-Pólos no município de Santa Bárbara d´Oeste beneficiará uma população de aproximadamente 170,7 mil pessoas. Na região operam 18 linhas de ônibus metropolitanas com uma frota de 43 veículos que transportam diariamente cerca  de 10,1 mil passageiros. O investimento no Pólo de Santa Bárbara d´Oeste será de R$ 1,9 milhão, incluindo a contratação do projeto, da empresa para execução da obra e outra para o gerenciamento dos trabalhos, que serão realizados com recursos do Tesouro do Estado. A obra deve durar cinco meses.

Obras em andamento

Neste ano, 10 municípios estão sendo contemplados no Pro-Pólos. Desse total, quatro obras estão em andamento: Caieiras, Arujá, Cajamar, na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), e Santa Bárbara d´Oeste na Região Metropolitana de Campinas (RMC). As intervenções no Pólo de Santa Isabel na RMSP já foram licitadas e a EMTU/SP aguarda as aprovações pelos órgãos ambientais para o início das obras. A publicação dos editais para os municípios  de Suzano (RMSP) e São Vicente, na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), está prevista para o final deste mês; e os editais para os municípios de Monte Mor e Vinhedo (RMC) e Cubatão (RMBS) estão em fase final de elaboração. Estes 10 pólos representam um investimento de R$ 14,2 milhões no Sistema de Transporte Metropolitano por Ônibus.

Objetivos

Programa Pro-Pólos foi instituído pelo Decreto nº 49.052 de 19/10/94 e tem como principais objetivos:

– propiciar a melhoria da acessibilidade aos núcleos dos municípios das regiões metropolitanas, promovendo e facilitando a integração dos diferentes modos de transporte;

– incentivar políticas e ações necessárias para fluidez e segurança do sistema viário e sua área de influência;

– promover a revitalização dos núcleos urbanos com tratamento urbanístico nas áreas de intervenção e seus entornos, para garantir condições adequadas de circulação e segurança aos cidadãos; e

– modernizar o modelo de atendimento do transporte público nas cidades metropolitanas.