Transp. Metropolitanos: CPTM recebe o prêmio de Melhor Operadora de Passageiros do País

A empresa foi escolhida pelo expressivo aumento no número de passageiros transportados em 2005 e pelo Projeto Integração-Centro

sex, 03/03/2006 - 15h40 | Do Portal do Governo

Reconhecimento é concedido pela Revista Ferroviária para enaltecer empresas brasileiras do segmento que se destacaram em 2005

O Prêmio Revista Ferroviária de Melhor Operadora de Passageiros do Brasil foi concedido à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e entregue no dia 21 de fevereiro, no Grand Hyatt Hotel. A premiação foi criada por essa publicação especializada no setor para reconhecer as empresas do segmento que se destacaram em todo o Brasil no ano passado.

A empresa foi escolhida pelo expressivo aumento no número de passageiros transportados em 2005 e pelo Projeto Integração Centro, entre as estações Luz, Brás e Barra Funda. Esse sistema registrou a passagem de 390 milhões de pessoas, recorde em sua história.

O presidente da companhia, Mário Bandeira, dedicou a recompensa aos 5.827 funcionários da empresa: “Esse é o resultado do trabalho do nosso pessoal, que acredita na essência da prestação de um serviço de qualidade e se esforça para isso”.

Na Região Metropolitana de São Paulo realiza-se 75% do transporte metroferroviário do Brasil. Desde 1995, foram investidos US$ 2,04 bilhões na modernização de 60 quilômetros e 418 carros da ferrovia e do Metrô. Neste ano, serão investidos mais R$ 2 bilhões.

A Estrada de Ferro Carajás foi escolhida como a Melhor Operadora de Carga. A Dataprom recebeu o prêmio na categoria de Criadora de Tecnologia da Informação, enquanto a Randon S/A ficou com o título de Melhor Indústria. A Petrolog foi reconhecida como a Melhor Operadora Intermodal e a Bunge Alimentos como a Melhor Cliente.

Júlio Fontana Neto, presidente da MRS, concessionária da rede ferroviária federal, foi eleito o Ferroviário do Ano e a Brasil Ferrovias ganhou o prêmio hors-concours. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi considerado o Melhor Agente Financeiro, a Norberto Odebrecht a Melhor Construtora, e a Vetec Engenharia a Melhor Consultoria.

Para o superintendente da área de infra-estrutura do BNDES, João Carlos Cavalcante, este é um ano importante para o crescimento sustentável do setor, com a retomada da indústria de materiais ferroviários, expansão da malha ferroviária e eliminação dos gargalos. “Para isso, haverá prioridade na liberação de crédito ao segmento”, disse Cavalcante.

Da Agência Imprensa Oficial