Transp. Metropolitanos: CPTM dispõe de site para aluno solicitar carteira de passe escolar

Processo via Internet foi implantado no final de 2005

ter, 31/01/2006 - 18h25 | Do Portal do Governo

Alunos e professores que utilizam trens da CPTM dispõem de serviço na Internet, no site www.cptm.sp.gov.br, para solicitar a carteira de passe escolar. As escolas, que precisam estar previamente cadastradas no sistema da companhia, recebem login e senha para relacionar seus estudantes e docentes. Depois, os interessados no passe acessam o site da CPTM, fornecendo número do RG e data de nascimento, imprimem a requisição da carteirinha, pagam taxa de R$ 6,50 no Banco Nossa Caixa e entregam o formulário na secretaria da escola.

O próximo passo é a escola cadastrada informar, no endereço eletrônico da CPTM, a quantidade de alunos de determinado lote de requisições. Assim, receberá um número de protocolo. Após o envio dos formulários à empresa com o registro, alunos e professores podem acessar o site para acompanhar o processo de solicitação. Quando as carteirinhas do lote protocolado estiverem prontas, a instituição de ensino deverá retirá-las na CPTM.

Trem e Metrô: formulários diferentes

Até o ano passado, os passageiros que utilizavam bilhete escolar da CPTM tinham carteirinhas da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), as quais deixam de ser aceitas este ano. Para tornar possível o atual processo na Internet, desde o final de 2005 a CPTM entra em contato com as escolas e solicita todo o material e dados necessários ao cadastramento no sistema.

Por determinação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, dois tipos de formulários foram desenvolvidos: um para quem utiliza somente o trem e outro para aqueles que também pegam o Metrô. A diferenciação permitirá o pagamento de apenas uma taxa de emissão da carteirinha, de R$ 6,50.

SERVIÇO

Dúvidas ou informações adicionais podem ser esclarecidas com a equipe de suporte ao Bilhete Escolar, na Central de Atendimento ao Usuário da CPTM, pelo telefone 0800-0550121 ou via e-mail escolar@cptm.sp.gov.br

Otávio Nunes

Da Agência Imprensa Oficial