Transp. Metropolitanos: CPTM apreende quase um milhão de mercadorias neste ano

Companhia mantém equipes especializadas para percorrer trens e estações diversas vezes por dia

qui, 10/08/2006 - 13h55 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) apreendeu 994.880 unidades de mercadorias, em 26.634 ações realizadas entre janeiro e julho deste ano. Balas, chocolates, chicletes e bebidas são alguns dos produtos vendidos ilegalmente no interior de trens e estações. O volume é resultado da atuação intensificada das equipes de segurança que combatem este tipo de infração.

Nas Linhas A (Luz-Francisco Morato) e D (Luz-Rio Grande da Serra), os registros apontam 12.918 ocorrências, com a retenção de 453.848 itens. Já nas Linhas B (Júlio Prestes-Itapevi) e C (Osasco-Jurubatuba), os agentes recolheram 287.934 produtos, em 6.343 ações. Enquanto nas Linhas E (Luz-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana) 7.373 apreensões somaram 253.098 unidades de mercadorias.

No ano passado, foram apreendidas 1.553.691 de unidades, contra 1.451.806 no mesmo período de 2004. Segundo Leopoldo Correia Filho, gerente de Segurança da CPTM, os ambulantes perceberam o aumento da fiscalização, por isso, agora, eles agem dissimuladamente, escondendo e dividindo em partes os produtos vendidos, o que diminui a possibilidade de flagrá-los. “Isso reflete a eficiência de nossa estratégia. Estamos apertando o cerco e eles sabem, o que os intimida na hora de vender”, explica.

A CPTM mantém equipes especializadas (GAM – Grupo de Apoio Móvel) para percorrer trens e estações diversas vezes por dia, em toda a malha ferroviária da companhia. Vestidos à paisana, os agentes se portam como usuários, agindo apenas diante de anormalidades ou no flagrante de venda ilegal. Os produtos retidos são contabilizados, descritos em formulário próprio e encaminhados a entidades assistenciais.