Transp. Metropolitanos: CPTM adere à campanha Livro Livre

Ação termina no próximo dia 10

seg, 03/04/2006 - 21h20 | Do Portal do Governo

A campanha Faça Parte do Clube dos Amigos da Leitura, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), adere ao movimento Livro Livre. A prática incentiva leitores a deixar um livro em qualquer local para que outras pessoas tenham acesso à leitura. A fim de identificar a mobilização, recomenda-se escrever na primeira página ou contra capa “Livro Livre – Leia, Libere, Encontre! http://www.livrolivre.com/

Na CPTM, a ação começou na sexta-feira (31) e vai até o dia 10 de abril e abrangerá tanto a área administrativa quanto as estações e o interior dos trens. A idéia é que depois de desfrutar da leitura, o dono do livro opte por liberá-lo novamente em algum local público para outra pessoa ou o doe à recém-criada Biblioteca CPTM – Mário Covas, localizada em Presidente Altino, Osasco.

A iniciativa procura despertar o interesse pela leitura entre os funcionários da CPTM e seus familiares, bem como em comunidades vizinhas à ferrovia, empresas, estudantes e pesquisadores.

Quem quiser doar direto para a biblioteca deve entrar em contato pelos telefones (11) 3689-9107/9347 ou por meio do endereço eletrônico biblioteca@cptm.sp.gov.br. O interessado pode agendar a retirada do material em domicílio, dependendo da quantidade, ou entregar as doações nas chefias das estações da companhia. São aceitos todos os tipos de livros, desde que estejam em bom estado de conservação.

Idéia poderosa*

O Livro Livre propõe uma ação individual com vistas a um impacto coletivo. Organizado por pessoas comuns, mas que acreditam no poder da leitura, o movimento prega a liberação de livros em espaços públicos com o objetivo de transformar a cidade em uma biblioteca a céu aberto.

Um dica para os participantes da brincadeira é imprimir o logotipo do Livro Livre, disponível no site www.livrolivre.com http://www.livrolivre.com e colar no exemplar, para identificar o movimento e permitir a troca de impressões sobre outros leitores que tiveram a experiência. Por fim, basta escolher um lugar para deixar o Livro Livre, de preferência que tenha uma boa circulação de pessoas e esteja protegido de sol muito forte e chuva.

Assessoria de imprensa da CPTM

C.A.