Transp. Metropolitanos: Arte e cultura do Metrô de São Paulo

Estações viram palco de atividades culturais durante o mês de outubro

seg, 02/10/2000 - 14h28 | Do Portal do Governo

Durante todo o mês de outubro a Companhia do Metropolitano de São Paulo-Metrô, vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado, apresenta uma série de atividades artísticas e culturais nas estações:

Confira a programação:

Projeto ‘São Paulo: Vozes e Olhares do Brasil

* As Faces do Imigrante
Trata-se de uma exposição fotográfica com o objetivo de divulgar a grande variedade de nacionalidades (cerca de 60) que ajudaram a compor a população de São Paulo.
Período: De 29/09 a 31/10/00
Local: Estação Ana Rosa

* Brasil Terra à Vista
São painéis que abordam fatos do descobrimento do Brasil de forma moderna e inusitada, com ilustrações de Edgar Vasques, imagens e textos explicativos.
Período: De 09/10 a 10/11/00
Local: Estação República

* Maristela no Metrô
A Companhia Cinematográfica Maristela produziu inúmeros filmes para o cinema, nos anos 50 e 60, e junto com a Vera Cruz ergueram o Cinema Nacional. A exposição resgata esta história, o movimento cinematográfico, sua importância e suas dificuldades.
Período: De 02 a 31/10/00
Local: Espaço Cultural República

Projeto Ação Cultural

* O Perfil de um Povo – Mostra de Arquitetura da Catalunha
Mostra a evolução histórica da Catalunha, desde o Românico até a época contemporânea e destaca a harmonia entre o tradicional e o moderno.
Período: De 09 a 20/10/00
Local: Estação Sé

* Unisol – O Brasil que se Encontra
São painéis fotográficos com objetivo de apresentar a realidade encontrada pelos estudantes em municípios pobres do interior do país e o impacto da ação e da iniciativa criativa da Universidade Solidária junto às comunidades.
Perído: De 23/10 a 16/11/00
Local: Estação Sé

* Projeto Mapa Cultural Paulista 2000 – Desenho de Humor e Fotografia
Charges, caricaturas e cartoons que abordam assuntos como futebol, cinema, história, política, religião, música, guerra, ecologia e sexo.
Período: De 02/10 a 07/11/00
Local: Estação Sé

* Língua Japonesa
Exposição fotográfica resultante do concurso promovido em território nacional, tendo como temas o idioma japonês e a história do nikkei-brasileiro, um dos elementos formadores do povo brasileiro.
Perído: De 25/09 a 15/10/00
Local: Estação São Joaquim

* Projeto Fique Vivo – Fazendo Arte na Febem
Documentário fotográfico com trabalhos desenvolvidos por jovens do Complexo Tatuapé da Febem sobre direitos humanos, Aids e gravidez.
Perído: De 1º a 20/10/00
Local: Estação Santa Cecília

* O Resgate pelo Retrato – Oficinas Culturais da Casa do Zezinho
Em continuidade ao processo Arte-Educação da Casa do Zezinho, a exposição revela a reflexão da criança e do adolescente de baixa renda da periferia sobre seu papel na estrutura social, sua auto-estima.
Período: De 06/10 a 06/11/00
Local: Estação Vila Madalena

* Tabatingüera e seus Arredores – Olhares sobre o Centro Antigo
Exposição fotográfica sobre o final do século passado até a década de 30, com mapas históricos e textos sobre os pontos que desenharam os primeiros caminhos em direção à metrópole paulista de hoje.
Período: De 29/09 a 1º/11/00
Local: Estação Pedro II