Transp. Metropolitanos: Agentes de segurança da CPTM recebem detectores de metais portáteis

Com autonomia de 60 horas e de fácil manuseio, o dispositivo pode identificar uma arma a até 30 centímetros de distância

qui, 23/11/2006 - 14h16 | Do Portal do Governo

Para coibir o porte de armas nas dependências da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], os agentes de segurança da empresa estão utilizando quinze detectores de metais portáteis.

O novo aparelho será usado, sempre que necessário, nas principais estações do sistema, como Brás, Luz, Barra Funda, Osasco, Carapicuíba, Itapevi, Santo Amaro, Mauá, Francisco Morato, Guainazes e Mogi das Cruzes.

O equipamento visa otimizar o trabalho dos seguranças em blitze, patrulhamento de rotina, durante a busca pessoal, movimentação de torcedores em dias de jogos, e em eventos realizados nos arredores das estações, que demandem ações fora do padrão, como shows e festas juninas.

Com autonomia de 60 horas e de fácil manuseio, o dispositivo pode identificar uma arma a até 30 centímetros de distância. O detector possui ainda, ajuste de sensibilidade e fone de ouvido, o que permite seu uso em locais com alto nível de ruído. Atualmente todas as forças de segurança públicas e privadas fazem uso do equipamento.

Segundo o assessor da Gerência de Segurança da CPTM, Iran Figueiredo Leão, o novo equipamento é um forte aliado dos agentes durante as blitze realizadas em todo o sistema, aumentando a produtividade e a eficácia do trabalho das patrulhas.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM