Transp. Metropolitanos: Acessa São Paulo completa 5 meses e 145 mil atendimentos nas estações

São 12 infocentros disponíveis nas estações da CPTM

sex, 27/01/2006 - 14h01 | Do Portal do Governo

Em apenas cinco meses, 144.883 atendimentos foram realizados nos 12 infocentros disponíveis nas estações da companhia. Bem-sucedida, a adesão ao programa do Governo do Estado Acessa São Paulo, iniciada em agosto de 2005, promove a inclusão digital aos passageiros da ferrovia.

Trabalhadores, estudantes e demais usuários podem utilizar, gratuitamente e durante 20 minutos, os computadores instalados (média de 14 por posto), realizando tarefas como checagem e envio de e-mails, pesquisas, digitação de textos, elaboração de currículos, busca de informações sobre empregos e concursos, além do acesso a serviços de utilidade pública, como: boletim de ocorrência eletrônico, recadastramento de CPF e consulta a multas de trânsito, entre outras facilidades.

As dúvidas dos usuários são esclarecidas por atendentes capacitados, que ficam à disposição em cada infocentro: Piqueri e Barra Funda, na Linha A [Brás-Francisco Morato]; Socorro, Granja Julieta e Pinheiros, na Linha C [Osasco-Jurubatuba]; Dom Bosco, José Bonifácio e Mogi das Cruzes, na Linha E [Luz-Estudantes]; Brás, Tatuapé, São Miguel Paulista e Itaim Paulista, na Linha F [Brás-Calmon Viana].

A unidade do Acessa São Paulo na Estação Barra Funda registra, em média, 346 atendimentos por dia e 1.728 por semana. No posto do Brás, 258 usuários/dia e 1.290/semana utilizam a web. Diariamente, 221 pessoas usam os computadores do infocentro da Estação Tatuapé, por semana são 1.107 usuários.

Funcionamento

Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto nas estações Brás, Tatuapé e Barra Funda, que ficam abertos das 9h às 18h.

Para incentivar ainda mais a utilização pela comunidade, principalmente a estudantes, a companhia oferece três infocentros fora das áreas pagas nas estações Granja Julieta, Socorro e Mogi das Cruzes.

Utilizar o serviço nos postos é bastante simples: basta preencher uma ficha de identificação no próprio infocentro. Menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Será necessário, também, assinar um termo de compromisso que estabelece regras para o uso dos equipamentos, proibindo o acesso a sites de conteúdo pornográfico, instalação de softwares e a prática de pirataria e vandalismo eletrônico.

Acessa São Paulo

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, conduzida pela Imprensa Oficial com apoio da Prodesp [Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo]. Instituído em julho de 2000, o Acessa São Paulo conta com mais de 600 mil usuários cadastrados e já viabilizou mais de 13 milhões de atendimentos. Seus 179 infocentros [sendo 91 na Capital e 88 no interior] promovem a inclusão digital, levando os recursos da Internet à população de baixa renda, a fim de estimular o desenvolvimento humano e social.

O modelo adotado na companhia é conhecido como POPAIs [Postos Públicos de Acesso à Internet]. Sua configuração foi desenvolvida em parceria com secretarias e órgãos do Governo do Estado que têm grande fluxo de pessoas, as empresas de transporte público, por exemplo, que cedem o espaço e contratam os atendentes.

Assessoria de imprensa da CPTM

J.C.