Transp. Metropolitanos: Ação Cultural promove exposições em estações metroviárias

Exposições podem ser conferidas de 10 a 28 de fevereiro

seg, 06/02/2006 - 16h17 | Do Portal do Governo

O Programa Ação Cultural do Metrô apresenta, entre os dias 10 e 28,  nove exposições em estações metroviárias (com exceção da mostra permanente de ikebana, na área livre (não-paga) da Estação Liberdade, em cartaz desde o dia 1o).

PROGRAMAÇÃO

  •  A Estação Corinthians-Itaquera apresenta mostra fotográfica sobre a expansão da rede metroviária de São Paulo: são textos e fotos das obras da Linha 2 – Verde (Ana Rosa – Vila Madalena), que ganhará as estações Chácara Klabin, Imigrantes e Alto do Ipiranga em 2006, e da construção da Linha 4 – Amarela (Vila Sônia – Luz), com operação prevista para 2008.
  • Viajero de La Mancha, trabalho de Luiz Henrique Froner Souza Góes, é uma das atrações da Estação Sé. Composta por cinco painéis de fotos da região de La Mancha, na Espanha, retrata o caminho percorrido por Dom Quixote na obra de Miguel de Cervantes. Também na Sé poderá ser vista a exposição As Notícias que Fizeram a História da Aids, com manchetes, textos, capas e fotos da cronologia da doença. O material foi agrupado em parceria pela Agência de Notícias da Aids. O jornal O Estado de S.Paulo destaca reportagens que contribuíram para melhor entendimento da pandemia nos anos 80 e 90 e da realidade atual.
  •  A Estação Santa Cecília receberá um toque de bom humor com as caricaturas e charges de Cássio Manga. Focado em celebridades nacionais em situações cômicas, Manga procura mostrar que o humor pode ser favorável ao caricaturado.
  • Uma Vida em Cena, na Estação República, conta a história da carreira de Maria Della Costa, uma das personalidades mais importantes do teatro paulista. Suas encenações foram documentadas pelos meios de comunicação da época e, agora, pertencem ao Arquivo do Estado de São Paulo. Parte desse material, como fotos, programas, cartazes e jornais, estará disponível. Dentre as inúmeras representações teatrais protagonizadas pela atriz está A Moreninha (1945), que marcou sua estréia ao lado de Paulo Porto e Henrique Martins.
  • Grandes atrativos naturais, arquitetônicos e culturais serão retratados na mostra Pernambuco-Impressões, na Estação Paraíso do Metrô. Baseada no livro homônimo, a mostra destaca por meio de fotos, textos e artesanato a geografia, a história e a cultura do Estado de Pernambuco, além de suas personalidades.
  • Na estação Vila Madalena, Morungaba: Expressão e (Re)Conhecimento pelas Artes vai trazer trabalhos feitos por crianças especiais e idosos em oficina que inclui dança, capoeira, artes plásticas, histórias e jogos teatrais. São desenhos e pinturas realizados por eles. O projeto Morungaba foi criado em 1989 para promover inclusão por meio das artes. Ao longo destes anos, vem desenvolvendo projetos em vários espaços públicos: bibliotecas, Casas de Cultura, Centros de Convivência, entre outros.
  • Na Ana Rosa, a exposição Retratos Fiéis II, sobre o animal que é considerado o melhor amigo do homem, mostra a visão da veterinária e fotógrafa Regina Motta sobre os cães. A artista registra o olhar de 15 bichinhos.
  • Na Estação Liberdade prossegue a exposição Vitrine de Ikebana, com renovação mensal de trabalhos desta arte milenar japonesa, com arranjos de plantas e flores.

Da Agência Imprensa Oficial